6 maneiras de ajudar seu filho a fazer amigos

Manter um círculo de amigos é algo importante na vida de qualquer pessoa. E na infância não é diferente! As amizades são fundamentais para o desenvolvimento pessoal e social das crianças. Porém, alguns podem encontrar mais dificuldades no processo de se relacionar com os colegas de classe e da escola. Nesse sentido, cabe aos pais trazer as primeiras noções de companheirismo para os seus filhos. Por isso, as dicas que trouxemos hoje vão te auxiliar neste processo.

Ofereça diversas atividades

Procure expandir o círculo social do seu filho oferecendo um número diverso de atividades para dar a ele a oportunidade de conviver com crianças diferentes. Matricule-o em aulas de esportes, de reforço escolar ou de inglês, por exemplo. Além disso, frequente espaços comuns, como parques, praças, clubes e eventos que tenham um público com a idade correspondente à dele.

Ensine o valor das amizades

Assistam juntos a filmes, séries e desenhos animados que ilustrem a importância da amizade. Procure por produções que contem histórias emocionantes, valorizando o relacionamento entre amigos e mostrando como criar vínculos duradouros com as pessoas.

Promova atividades em sua casa

Primeiro, procure conhecer os pais dos colegas que frequentam constantemente os mesmos espaços que os seus filhos, como a escola ou o curso de inglês. A partir daí, promova a interação entre as crianças, realizando atividades como cafés da tarde e noites de filme. O importante é criar um clima amistoso e convidativo para os pequenos se sentirem confortáveis em sua casa.

Dê o exemplo

Mantenha os seus amigos próximos à você, demonstrando desde cedo a importância de manter um círculo social e conviver com pessoas queridas. Se eles tiverem filhos, é muito provável que as crianças também façam amizade entre si.

Identifique o perfil do seu filho

Conheça a personalidade do seu filho e crie uma relação forte o bastante para ele conseguir se abrir com você. Saiba dizer se ele é uma pessoa mais fechada ou se tem facilidade na interação com os outros. O importante é que você respeite o perfil do seu filho e procure lidar com o assunto da maneira como ele se sente confortável.

Dê suporte emocional

Não transforme o ato de fazer amigos em uma obrigação para os seus filhos. É importante que, primeiramente, ele se sinta amado e acolhido dentro de casa, e o que vier de fora é um complemento. Por isso, ofereça um suporte emocional confortável e, em casos mais graves, procure ajuda profissional para ajudar o seu filho a melhorar o relacionamento com as pessoas.

Quer mais dicas como essa? Então continue acompanhando o nosso blog!

6 lições sobre dinheiro que as crianças precisam aprender

Hábitos saudáveis que toda família deveria adotar

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!