8 dicas para escolher melhor a escola do seu filho

O fim do ano se aproxima, e junto com ele, muitos pais optam por escolher uma nova escola para seus filhos. Seja qual for o motivo, mudar os ares pode ser bom para toda a família e trazer resultados positivos para o desempenhos dos pequenos. No post de hoje, nós vamos te dar algumas dicas que irão ajudar bastante na hora de escolher uma instituição de ensino para matricular as crianças no próximo semestre!

Defina prioridades

Antes de começar sua busca, liste os critérios de análise para a sua decisão, classificando-os de acordo com uma ordem de prioridade. O importante é que você saiba exatamente quais pontos julga mais importantes e podem ser decisivos para a escolha de uma instituição em lugar de outra.

Pense na localização da escola

Lembre-se de que a escola é um local para onde seu filho deverá se deslocar todos os dias. Por isso, é fundamental que você pense em questões práticas relativas a transporte. Por mais que a instituição seja de qualidade, fica complicado para a criança ter que atravessar a cidade diariamente, por exemplo.

Estude a metodologia

Por mais que o conteúdo proposto siga a mesma Base Curricular Nacional, a metodologia e os estilos de abordagem variam bastante de uma escola para outra. Assim, procure analisar com calma os materiais disponibilizados pela instituição. Além disso, veja se ela oferece outras estratégias de ensino, como ferramentas digitais e on-line.

Analise a estrutura do local

Além da parte dos materiais de ensino, você precisa se preocupar com os espaços físicos da escola. Veja se há locais para favorecer a interação entre os alunos, se possui áreas confortáveis para seus filhos te esperarem caso você se atrase um dia, ou se conta com quadras para a prática de esportes coletivos, por exemplo.

Conheça os profissionais

Procure falar com os diretores, professores e coordenadores da escola. Conheça o máximo de pessoas que trabalham no local e veja se a instituição oferece outros tipos de profissionais que podem ajudar bastante no desenvolvimento do seu filho, como orientadores pedagógicos e psicólogos.

Procure por atividades extras

Busque saber o que a escola oferece além do ensino do currículo regular dentro de sala de aula. Pode ser que a oferta de outros conteúdos, como programação e prática de esportes, seja um critério decisivo para te ajudar a escolher a melhor instituição possível dentro do seu orçamento.

Leve a criança junto

A palavra final deve ser dada pelos pais, que precisam levar em conta outros critérios, como o financeiro. Porém, ainda é importante ouvir o que seu filho tem a dizer, já que será ele quem irá estudar todos os dias. Por isso, leve a criança junto e considere o que ela achou sobre a escola. Insistir em um lugar de que ela não gostou pode te trazer problemas.

Analise as opções com calma

Ao menos que você esteja passando por um momento muito delicado em que precisa escolher a escola com urgência, procure tirar um tempo para estudar todas as possibilidades e julgar com calma cada uma delas. Não tome decisões de um dia para o outro e visite o máximo de instituições possível.

Bônus: conheça uma escola para todos os momentos

A Ensina Mais Turma da Mônica é uma escola que pode estar com o seu filho em todos os momentos, independentemente do colégio que você escolher para ele! Nossos cursos oferecem o que há de melhor quando o assunto é reforço escolar.

Acesse os links abaixo e conheça um pouco mais do que fazemos:

Curso de inglês

Curso de matemática

Curso de português