7 benefícios da robótica para as crianças

A tecnologia está cada vez mais presente em nosso dia a dia, configurando uma verdadeira transformação do nosso relacionamento com a informação e influenciando diretamente os nossos comportamentos. As crianças, consideradas nativos digitais, já lidam com essa realidade em que as mudanças acontecem de maneira quase imediata.

Como reflexo dessa tendência, vemos um crescimento do interesse pelos conhecimentos relacionados às áreas da computação e da tecnologia. A robótica, por exemplo, é uma temática muito procurada pelas crianças movidas pela curiosidade e, claro, pela familiaridade com os gadgets. Hoje, esses aprendizados são considerados tão importantes quanto o domínio de uma segunda língua, uma vez que podem permitir no futuro um grande diferencial na vida profissional.

Pensando nisso, nós separamos os principais benefícios que o estudo da robótica pode trazer para o seu filho. Confira!

Melhora do raciocínio lógico

Para aprender a programar, o aluno precisa desenvolver as suas habilidades cognitivas, estruturando um pensamento lógico e objetivo com o uso de uma linguagem codificada, formada essencialmente por números e letras. Ao executar uma série de atividades práticas, o pequeno tem a oportunidade de testar e desenvolver um raciocínio mais rápido, crítico e analítico.

Mais facilidade com conceitos matemáticos

Com projetos dinâmicos, a robótica proporciona a aplicação de conceitos teóricos em desafios divertidos, com resultados visíveis aos alunos. Consequentemente, o pequeno sente-se incentivado a aprender, fixa o conhecimento de uma maneira orgânica e se familiariza com os números e as operações matemáticas, o que pode representar também uma melhora significativa na compreensão das matérias escolares correlatas.

Desenvolve uma boa redação

Um melhor desempenho nas matérias de ciências humanas também é perceptível, uma vez que aprender a codificar exige que o aluno desenvolva intensamente a sua capacidade de estruturar pensamentos e ideias. Como resultado, a produção de conteúdo textual torna-se mais coerente e há uma maior facilidade na aprendizagem de uma língua estrangeira, como o inglês, devido ao maior contato com palavras no idioma.

Incentiva a criatividade e a experimentação

Apesar de desafiadora, a robótica é  vista como um tema curioso pelas crianças.  A abordagem prática, com projetos variados, proporciona o desenvolvimento da criatividade, impulsionado pela necessidade de criar storytellings em games ou alcançar o objetivo idealizado para suas criações, por exemplo. Em conjunto, os pequenos ainda exploram a sua capacidade de experimentar novas ideias, buscando solucionar ou lidar com contratempos que podem aparecer ao longo do processo.

Melhora o desempenho pessoal e a organização

A elaboração de um projeto eficiente requer concentração e organização. Ao longo do aprendizado, o aluno compreende as melhores maneiras de projetar suas ideias - desde o planejamento até a execução - e a importância de manter seu material e espaço de trabalho sempre organizados. É necessário que o aluno atente aos prazos, o que contribui para o desenvolvimento de noções ligadas à responsabilidade.  

Preparação para o mercado de trabalho

A valorização do trabalho em equipe, o comprometimento, a capacidade de lidar com imprevistos e a proatividade são características importantes e incentivadas pela aprendizagem da robótica. Entusiasmado e preparado, o pequeno terá uma vantagem pessoal significativa frente aos desafios do mercado de trabalho - somada, é claro, aos conhecimentos e habilidades diferenciados, o que pode ser um passo à frente independente da carreira escolhida no futuro.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!