Quais são os melhores cursos extracurriculares para crianças?

É importante que a educação oferecida pelas instituições de ensino tradicional seja complementada pela realização de cursos extracurriculares, auxiliando e incentivando a criança a desenvolver novos repertórios e curiosidades. Além do desenvolvimento de habilidades motoras, cognitivas e emocionais, os cursos livres podem também contribuir para a formação de traços pessoais e conhecimentos que a longo prazo serão de grande importância para o cotidiano do seu filho. Mas em meio a tantas opções que o mercado oferece, como escolher o curso ideal?

Principais cursos extracurriculares

Antes de escolher uma atividade extracurricular para o seu filho, é muito importante estar atento e priorizar aquelas com as quais o pequeno se identifica, de maneira a proporcionar novos momentos de aprendizado de maneira prazerosa. Listamos alguns cursos que você pode considerar interessantes, bem como seus benefícios para o desenvolvimento infantil.

Curso de inglês



Desenvolver a fluência na língua inglesa é essencial para um futuro de sucesso. lém do reconhecimento no universo profissional e acadêmico, o aprendizado de uma segunda língua traz consigo  um crescimento pessoal muito interessante para a criança, aproximando o pequeno de uma nova cultura.

Esse curso também proporciona um estímulo direto no desenvolvimento cognitivo, incentivando a criatividade e o raciocínio lógico. Além dos novos conhecimentos, aprender uma nova língua aguça a curiosidade e ainda contribui para uma melhora clara no relacionamento do aluno com a sua língua materna.

Curso de língua portuguesa



Ler e escrever figuram entre as habilidades mais importantes para o processo educacional. Tais habilidades proporcionam, a longo prazo, o desenvolvimento de um raciocínio coeso e a correta compreensão e interpretação das demais disciplinas escolares.

Dessa maneira, entender textos, conhecer os fundamentos gramaticais e aprender a se expressar através das palavras é extremamente importante para o crescimento infantil. A opção por um curso extracurricular de língua portuguesa auxilia a garantir um processo de alfabetização sólido, contribuindo para que a criança ganhe gosto pelo idioma e sinta-se confortável para utilizá-lo e descobrir suas diversas nuances.

Curso de matemática



O raciocínio lógico é extremamente relevante para a compreensão em diversas áreas de conhecimento, ganhando também muita importância em situações simples e cotidianas. Esse saber, em especial, é instigado pelo aprendizado de uma área específica: a matemática. Uma base sólida, ainda durante a infância, permite que a criança conquiste novos conhecimentos e aperfeiçoe-se ao longo do tempo.

Um curso extracurricular nessa área faz com que o aluno entre em contato novamente com fundamentos importantes, facilitando a sedimentação de conceitos relevantes. Com o material didático apropriado e atividades lúdicas, pode ainda contribuir para quebrar o estigma e o medo dos números, trazendo o conteúdo para perto do universo do seu filho.

Curso de informática



Não há mais dúvidas de que nós vivemos em uma era digital, e nesse novo cenário, é importante proporcionar às crianças uma formação apropriada. Um contato saudável com a tecnologia e suas vertentes permite que o seu filho não apenas cresça atuando como um consumidor, mas também compreenda e reconheça os benefícios dessa ciência.

Os conhecimentos de informática ocasionam uma melhora significativa no raciocínio lógico, estimulando o desenvolvimento intelectual e psicossocial da criança. O computador é uma excelente ferramenta educacional, e o contato com diversos softwares e programas ainda na infância contribui para que, ao longo da vida, o pequeno conheça e se interesse por novas plataformas que se encaixam com suas necessidades e expectativas.

Curso de robótica



A robótica é um dos cursos extracurriculares que mais despertam a curiosidade nas crianças. lém da criação de robôs e estruturas mecânicas, a disciplina instiga o raciocínio lógico dos alunos, desafiando-os com o ensino da programação, linguagem composta essencialmente por números e palavras.

Além disso, o curso permite ainda desenvolver um raciocínio coeso, com pensamentos bem estruturados  e críticos, em conjunto com o incentivo à criatividade e à busca por soluções eficientes para problemas e desafios diversos.

Realizando uma escolha: dicas importantes

Antes de optar por um curso extracurricular para o seu filho, permita que o pequeno participe da escolha, realizando aulas demonstrativas das atividades que pretende estudar. Também é interessante pensar em maneiras de adaptar o curso escolhido ao dia a dia, tornando esse novo momento de estudos uma experiência divertida e prazerosa.

Por isso, vale a ressalva: preencher toda a rotina da criança com cursos extracurriculares pode não ser uma boa saída. É necessário que o pequeno também tenha o tempo necessário para lidar com as tarefas da escola, descansar e até mesmo não fazer nada, uma vez que o ócio possibilita o desenvolvimento da criatividade e a curiosidade para explorar o mundo de uma maneira própria e pessoal.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!