As matérias em que seus filhos vão sentir mais dificuldade na escola

A vivência escolar proporciona uma diversidade de novos conhecimentos, capazes de despertar questionamentos e incentivar a criatividade e a curiosidade. No entanto, as aulas e seus conteúdos também costumam trazer novos desafios e, assim, os alunos podem ficar um pouquinho hesitantes, principalmente quando se trata das disciplinas de matemática e português. Será que você se lembra quais são os temas que mais deixam os alunos inseguros ao longo do processo de aprendizagem nessas duas matérias? Acompanhe!

Matemática

Não há dúvidas de que essa é a disciplina que mais assusta os estudantes e é capaz de deixá-los inseguros em todas as etapas da vida escolar. Muito mais do que apenas decorar fórmulas ou compreender as regras básicas para solucionar um problema, a matemática também exige o desenvolvimento de habilidades relacionadas a análise de gráficos, figuras e grandezas diversas, bem como a formação do raciocínio lógico. Abaixo, confira os principais temas das ciências matemáticas que o seu filho irá estudar ao longo da sua vivência na escola e que podem ser desafiadores para os pequenos:

Funções de 1° e 2° grau

Quem não se lembra da variável x? As funções polinomiais de 1° e 2° grau são responsáveis por relacionar e comparar grandezas de forma algébrica, ou seja, com números. A função de 1° grau, ou função afim, é definida pela fórmula f(x) = ax + b. Já a função de 2° grau, também conhecida como função quadrática, é definida por f(x) = ax² + bx + c. Em ambos os casos, as funções originam uma reta em um plano e, por isso, é necessário analisar gráficos em muitas situações.

Progressão aritmética e geométrica

Relacionadas aos conceitos de sucessão, as progressões são outro tema que costuma desafiar os alunos. A progressão aritmética é definida por uma sequência numérica organizada a partir de um valor constante, o qual é sempre somado ao termo anterior. Por outro lado, a progressão geométrica é definida por uma sequência de números na qual um novo termo é sempre o resultado do número anterior quando multiplicado por um valor constante.

Estatística

Essa área da matemática é responsável por coletar, analisar e interpretar números. Normalmente, também envolve cálculos relacionados a média aritmética, moda e mediana. Apesar de causar um pouquinho de receio nos estudantes, é multidisciplinar e muito usada para compreender temas relacionados às áreas de história e geografia, por exemplo.

Grandezas proporcionais

Outro assunto muito usual das ciências matemáticas e que faz parte do nosso dia a dia são as grandezas proporcionais. Apesar de simples, a regra de três pode ser muito eficiente para solucionar problemas e auxiliar na compreensão da proporção entre grandezas diferentes. No entanto, em um primeiro momento, as relações entre as proporções podem assustar os alunos.

Porcentagem

Também muito comum no nosso cotidiano, os alunos aprendem os fundamentos da porcentagem ainda na escola, mas devem levá-los para toda a vida, já que normalmente esse tema também envolve os princípios da matemática financeira. De maneira geral, a porcentagem é definida como a quantidade ou grandeza relacionada a um valor específico, sempre avaliado sobre uma centena. Está presente no cálculo de juros e descontos, por exemplo.

Equações de 1° e 2° grau

O nome pode até assustar, mas o conceito das equações de 1° e 2° grau envolve o raciocínio do aluno para originar uma relação entre valores numéricos e, consequentemente, obter seus resultados. Logo, esse tipo de equação envolve as funções de 1° e 2° grau, respectivamente.

Trigonometria

A trigonometria é a área da matemática responsável por estudar a relação entre os diversos tipos de triângulos. Além de estabelecer as fórmulas responsáveis por definir os tamanhos dos lados, áreas e perímetros desse tipo de forma geométrica, também é seu papel definir as inúmeras relações existentes entre os lados e ângulos, bem como as diversas nomenclaturas dos tipos de triângulo.  

Área de figuras planas e tridimensionais

Assim como os triângulos, as demais figuras planas e tridimensionais também possuem uma área das ciências matemáticas dedicadas ao seu estudo, sendo responsável por definir as relações entre o tamanho de seus lados e ângulos, bem como as fórmulas que definem seu perímetro, área e volume, por exemplo.

Português

A língua portuguesa é outra das disciplinas que costumam tirar o sono dos alunos. Além de inúmeras regras gramaticais e ortográficas ou conjugações verbais, aprender o idioma também envolve o desenvolvimento de habilidades relacionadas às nuances e subjetividades do português, características que compõem uma matéria complexa e, por consequência, podem afastar os alunos e deixá-los desconfortáveis com o aprendizado. Abaixo, confira os principais temas da língua portuguesa que o seu filho irá estudar e que podem ser desafiadores para os pequenos:

Interpretação de texto

Um dos principais pilares relacionados à compreensão do conteúdo na língua portuguesa é a interpretação de texto, habilidade que os alunos aprendem ainda novos e exercitam durante toda a vida escolar - e também são cobrados tanto no Enem como nos vestibulares de grandes instituições do país. De uma maneira simples, a interpretação textual é responsável por ir além das palavras, e se preocupa em entender o que está escrito nos textos de maneira subjetiva.

Gêneros textuais

Compreender as características formais dos textos também é essencial ao longo dos estudos da língua portuguesa. Os gêneros textuais são classificados de acordo com sua linguagem e seu conteúdo, além de sua função e finalidade. É importante ressaltar que os gêneros são organizados a partir dos tipos de texto: narrativo, descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo e injuntivo.

Norma culta e popular da língua portuguesa

Diretamente relacionadas à linguagem, a norma culta e a norma popular do português são tópicos que costumam causar confusão entre os alunos. No entanto, o tópico merece atenção especial, já que está diretamente relacionado ao processo de comunicação no idioma. Além disso, conhecer as variedades linguísticas do país apresenta uma relevância histórico-cultural de grande peso para a formação acadêmica e social dos estudantes.

Funções da linguagem

As funções de linguagem estão diretamente relacionadas às intenções dos falantes durante a interlocução e à maneira como o português pode ser utilizado para nos expressarmos. Muitas vezes os alunos costumam sentir certa dificuldade ao estudá-las, já que para compreender esse conteúdo, é necessário perceber como cada um dos tipos de função afeta diretamente um elemento do processo de comunicação - emissor, receptor, mensagem, código, canal e contexto.

Figuras de linguagem

Apesar do nome semelhante, as figuras de linguagem ou figuras de estilo são recursos estilísticos da língua portuguesa utilizados para dar ênfase à comunicação ou mesmo deixá-la mais bonita e diferente. O tema em si não traz muitas dificuldades para o aprendizado, mas os alunos costumam ficar um pouquinho tensos ao se depararem com uma grande quantidade de figuras, que se dividem entre as figuras de palavras, figuras de pensamento, figuras de sintaxe e figuras de som.

Gramática

Apesar de a gramática da língua portuguesa ser compreendida como outro tema essencial ao longo da vida escolar dos alunos, ela costuma ser considerada uma das matérias mais desafiadoras. Com os temas subdivididos ao longo das faixas etárias, os estudantes têm contato com o tripé que origina os conceitos gramaticais do idioma: a morfologia, que abrange as formas das palavras, a sintaxe, que é responsável pelo estudo da construção de frases, e a fonologia, área que estuda os sons da língua.

Literatura

Por fim, a literatura também figura entre os estudos relacionados à língua portuguesa que podem causar dificuldade na aprendizagem dos estudantes. Considerada uma forma de arte, esta área dedica-se à análise de obras e ao estudo sobre o seu tempo, cultura, história e tradições, explorando também como essas características se manifestam nos textos.

A caminhada escolar é sempre um desafio, mas trilhá-la é gratificante e essencial para uma formação acadêmica sólida. Nesse processo, a presença e o suporte dos pais podem ser diferenciais capazes de incentivá-los ainda mais! Por isso, é necessário estar atento e saber identificar as dificuldades do seu filho, proporcionando um aprendizado seguro e eficiente das disciplinas escolares.

Aproveite a visita ao nosso blog, confira quais são os melhores cursos extracurriculares para crianças e não deixe de dar uma olhadinha também nas nossas dicas para escolher melhor a escola do seu filho.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica conecta seu filho com o futuro. Confie em quem proporciona uma vida escolar segura em inglês, português, matemática, informática e robótica. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!