4 habilidades que seu filho precisa ter para o futuro

A vivência escolar tem como objetivo principal preparar os alunos para o futuro, dialogando diretamente com o âmbito profissional e pessoal da criança. No entanto, os estudantes que frequentam a escola hoje irão se deparar com novas dinâmicas de um mercado de trabalho que está em constante evolução e, portanto, exigirá habilidades diferentes dos seus novos profissionais. Aqui, nós explicamos para você algumas habilidades interpessoais que o seu filho precisa desenvolver além do conhecimento técnico, mas que são extremamente necessárias para um bom posicionamento profissional no futuro. Confira.

Aprender a solucionar problemas

Ao longo de nossa vivência escolar, aprendemos que dois mais dois são quatro, por exemplo. Ao invés de refletir sobre os conhecimentos do mundo, é esperado que os alunos sejam capazes de absorver os dados e fatos que são ensinados pelos professores. No entanto, no futuro, as coisas tendem a mudar um pouquinho. O aprendizado escolar, sobretudo nas áreas das ciências matemáticas e da natureza, tende a não ser mais pautado em tais conhecimentos estáticos.

Muito além de memorizar, as crianças deverão compreender e refletir sobre as informações às quais são expostas. A importância da programação e dos conhecimentos tecnológicos é inegável para o futuro, mas os pequenos deverão estar preparados para programar e, principalmente, para solucionar problemas reais de maneira interdisciplinar, ou seja, envolver o conhecimento de mais de uma área para alcançar o resultado desejado.

Valorizar experiências imersivas

Alguns anos atrás nós dificilmente imaginaríamos que a internet iria se desenvolver da maneira intensa e rápida como aconteceu. Em um primeiro momento, essa nova tecnologia tornou necessário o trabalho de profissionais capazes de criar sites e fazê-los funcionar, por exemplo. Logo, a internet se expandiu de maneira intensa, e o ideal não era mais apenas colocar os endereços virtuais no ar, mas também tornar os sites atraentes e otimizar a experiência do usuário.

Essa tendência deve seguir em muitos outros ramos da tecnologia e envolver até mesmo profissionais que, em um primeiro momento, não dialogavam com esse setor de maneira direta. No futuro, será necessário garantir às máquinas e utensílios diversos o design ideal para a interação humana, sendo capazes de proporcionar experiências imersivas e otimizar o uso de uma série de gadgets que logo irão se tornar essenciais para o dia a dia.

Ser empático

Há quem acredite que nos próximos anos, profissionais que desempenham funções consideradas repetitivas e padronizadas serão facilmente substituídos por máquinas e sistemas automatizados. Mas, apesar das contribuições incríveis que a tecnologia pode trazer no futuro, é considerado improvável que tais máquinas se desenvolvam o suficiente para se tornaram capazes de sentir como um ser humano - e, consequentemente, o substituam por completo.

Portanto, para as crianças de hoje, é extremamente importante desenvolver o raciocínio, a criatividade e, principalmente, as habilidades socioemocionais. Apesar do nome complicado, tais habilidades se relacionam diretamente com as competências humanas que nos permitem dialogar diretamente com nós mesmos e com quem está à nossa volta, sendo capazes de tomar decisões que beneficiem a todos.

Boa comunicação e senso de comunidade

A habilidade de se comunicar de maneira eficiente é, cada dia mais, uma necessidade entre os profissionais. Por isso, em um futuro não tão distante, a comunicação deixará de ser uma habilidade desejada para ser uma habilidade extremamente necessária no mercado de trabalho.

Outra característica que dialoga diretamente com tal facilidade para transmitir ideias é a necessidade de trabalhar bem em grupo. Atualmente, o trabalho em equipe para o desenvolvimento de projetos e outras atividades já é muito valorizado no ambiente de trabalho e na sociedade em geral, e essa característica tende a permanecer, seja para compreender o funcionamento de uma máquina, seja para encontrar a melhor solução para um determinado problema. Portanto, aprender a se comunicar e defender ideias é uma habilidade extremamente necessária aos profissionais do futuro.

Ajudar o seu filho a se preparar para o futuro envolve o cuidado com a sua educação, priorizando um aprendizado eficiente e saudável, e também a preocupação em proporcionar momentos em que o pequeno possa desenvolver suas habilidades interpessoais. Assim, ele estará preparado para enfrentar qualquer desafio profissional no futuro!

Aproveite a visita ao nosso blog e confira alguns posts interessantes:

As matérias em que seus filhos vão sentir mais dificuldade na escola

Como ajudar seu filho a melhorar o português

O que seu filho aprende em um curso de robótica

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica conecta seu filho com o futuro. Confie em quem proporciona uma vida escolar segura em inglês, português, matemática, informática e robótica. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!