Clássicos da literatura infantojuvenil para ler este ano

Cultivar o hábito da leitura nas crianças é muito importante para o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e de comunicação. Ler ajuda a estimular as conexões neurais, algo extremamente positivo para a saúde do cérebro, além de estimular a criatividade, aumentar o vocabulário, incentivar a empatia e dar uma forcinha para desenvolvimento do senso crítico. São muitos benefícios, não é mesmo? Portanto, para ajudar a incentivar seu filho a criar o hábito de ler um pouco todos os dias, nós listamos algumas obras clássicas de autores brasileiros que vão deixá-lo empolgado com o universo literário. Confira!

O Menino Maluquinho

Ziraldo


(Editora Melhoramentos/Via Livraria Cultura)

O Menino Maluquinho é uma criança um pouquinho diferente. Com uma panela na cabeça e ares de cientista maluco, o personagem se dedica a compreender tudo o que existe ao seu redor na companhia de seus amigos e com muito bom humor. O livro pode ser uma boa pedida para crianças que gostam de ler quadrinhos; afinal, as aventuras do menino são contadas nos traços do cartunista Ziraldo, que originaram um dos personagens mais queridos da literatura infantojuvenil brasileira.

O Meu Pé de Laranja Lima

José Mauro de Vasconcelos


(Editora Melhoramentos/Via Amazon)

Com temática social mais forte, a obra traz o cotidiano e as reflexões de Zezé, um garoto de 6 anos cuja família enfrenta dificuldades financeiras. Enquanto seus pais saem para trabalhar, o pequeno deve cuidar de seu irmão mais novo. Comovente, o livro explora questões delicadas com sentimentalismo e cuidado, ajudando as crianças a refletir sobre questões às vezes distantes da sua realidade habitual, mas sempre muito relevantes.

A Bolsa Amarela

Lygia Bojunga


(Editora Casa Lygia Bojunga/Via Amazon)

Raquel é uma menina, dona de três grandes sonhos: ser adulta, ser um menino e se tornar escritora! Mas, frustrada por não saber o que fazer com suas vontades, a garota decide entrar dentro de uma bolsa amarela que ganhou de presente da sua tia. Agora, Raquel deve aprender a lidar com seus sonhos que não param de crescer e uma bolsa que não para de ficar sem espaço para eles. Logo, a história começa a mesclar o ambiente imaginário de Raquel com o cenário real de uma família que não é muito ligada às crianças. A obra, além de curiosa, incentiva os pequenos a refletir sobre as dificuldades do mundo adulto.

Marcelo, Marmelo, Martelo

Ruth Rocha


(Editora Salamandra/Via Amazon)

Assim como muitas crianças que conhecemos por aí, Marcelo é um garoto curioso que tem o hábito de questionar o motivo das coisas. Em meio às suas inúmeras perguntas, o menino decide criar novas palavras e logo se vê dando nomes diferentes para tudo o que existe ao seu redor. Não precisamos nem dizer que ele acaba causando uma enorme confusão, não é? A obra traz encanto e leveza para ajudar as crianças e reinventar a realidade. Vale a leitura!

Reinações de Narizinho

Monteiro Lobato


(Editora Globinho/Via Livraria Cultura)

Nesse livro, a pequena Lúcia, conhecida pelo apelido de Narizinho, narra as suas aventuras em um reino mágico recheado de descobertas e aventuras! Além de embarcar nas histórias da garota, o leitor ainda conhece sua avó, Dona Benta, seu primo Pedrinho e a irreverente boneca Emília. A obra, responsável por apresentar o Sítio do Picapau Amarelo para o público, ainda traz uma visita ao Reino das Águas Claras e explica como Visconde ganha vida! Com certeza, um clássico que deve estar na lista de todos aqueles que são apaixonados pela literatura brasileira desde cedo!

Que tal transformar o momento de leitura em uma oportunidade para relaxar ao lado do pequeno? A dica é escolher um livro e depois ler a história juntos, todas as noites! :)

Se você gostou desse post, aproveite a visita e dê uma olhadinha em outros temas que podem te interessar:

5 habilidades que o seu filho precisa ter para o futuro

As matérias em que seus filhos vão sentir mais dificuldade na escola

O que seu filho aprende em um curso de robótica

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica conecta seu filho com o futuro. Confie em quem proporciona uma vida escolar segura em inglês, português, matemática, informática e robótica. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!