Como funcionam as aulas na Ensina Mais Turma da Mônica?

Você sabia que um curso de apoio escolar pode fazer toda a diferença na formação educacional do seu filho? O acompanhamento pedagógico e o ensino dos conteúdos que estão defasados são muito importantes para ajudar os jovens a evoluir no aprendizado e alcançar um bom desempenho na escola.

Para explicar um pouco mais sobre os cursos de auxílio escolar, conversamos com a Fabiana Levada e com a Angeline Moreira, coordenadoras pedagógicas e franqueadas de unidades da rede Ensina Mais Turma da Mônica. Confira tudo o que elas têm a dizer!

A diferença entre reforço e apoio escolar

É muito comum que as pessoas confundam os conceitos de reforço e apoio escolar. O primeiro, geralmente, refere-se a um estudo esporádico focado no aprendizado de um assunto a curto prazo, frequentemente associado a um período pré-prova na escola. Nesses casos, os pais negociam a contratação de algumas aulas com o professor particular, procurando trabalhar um tema específico.

O apoio escolar é um processo complexo que busca retomar os conteúdos defasados ao longo dos anos letivos e oferecer o respaldo pedagógico para que o aluno aprenda sozinho. O curso também tem como objetivo trabalhar o desenvolvimento das capacidades cognitivas do estudante, ajudando-o a superar as dificuldades no aprendizado.

A coordenadora e gestora da unidade Ensina Mais Turma da Mônica no bairro Vila Assunção, em Santo André-SP, Fabiana Levada, faz o seguinte comparativo: “o reforço é como um remédio para a febre, que você toma para resolver o problema na hora. Já o apoio é uma vitamina, que você utiliza a longo prazo para prevenir qualquer sintoma.” Além de ensinar os conteúdos, o apoio escolar quer mostrar ao aluno que ele é capaz de aprender no seu próprio ritmo.

Quem pode fazer um curso de apoio escolar?

O apoio escolar não é direcionado apenas aos alunos com alguma dificuldade de aprendizado; pelo contrário, o acompanhamento pedagógico dá uma força para o estudante ir além e superar suas expectativas nos estudos.

Além disso, como cita Fabiana: “atualmente, graças à internet, e principalmente graças às redes sociais, os jovens possuem a atenção muito dispersa. Eles leem e escrevem de maneira ‘dividida’, muito focada em textos curtos e em abreviações de palavras. O apoio escolar funciona para dar um direcionamento à atenção do aluno, ajudando-o a melhorar sua capacidade de leitura e de interpretação.”

Como funciona a metodologia de ensino da Ensina Mais Turma da Mônica?

Ao chegar na escola, os pais realizam o primeiro contato com o atendimento, que busca entender os motivos que os trouxeram até ali, que podem estar relacionados com a dificuldade de aprendizado ou à vontade de melhorar as capacidades cognitivas do jovem.

Como cita a gestora e coordenadora pedagógica da Unidade Ensina Mais Turma da Mônica no bairro Taquaral, em Campinas/SP, Angeline Moreira: “em seguida o aluno passa por uma avaliação pedagógica gratuita, em que o profissional consegue mapear as dificuldades de aprendizado e os conteúdos que ficaram para trás. A partir disso, a escola monta um plano de estudos totalmente personalizado para o aluno, selecionando as aulas e o material de apoio de que ele precisa.”

A Ensina Mais Turma da Mônica possui módulos de apoio escolar em português e matemática, além de cursos de informática, inglês e robótica. Os horários de aula são definidos pelo próprio aluno, que pode dispor a carga horária ao longo da semana como preferir.

Como são as aulas na Ensina Mais Turma da Mônica?

As salas costumam ter entre 5 e 7 alunos, cada um com um computador. O sistema de ensino é digital, com conteúdos totalmente baseados na Base Nacional Comum Curricular definida pelo MEC. Para transmitir os conteúdos de maneira lúdica, o sistema conta com ilustrações, personagens divertidos e exercícios interativos.

Os professores monitoram todo o estudo, tirando dúvidas e explicando a matéria de jeitos diferentes para ajudar o estudante a entendê-la. Ao final de cada aula, o aluno faz uma prova em que a nota mínima para aprovação é de 60%. Caso não atinja essa porcentagem, o conteúdo será visto novamente em outro dia.

Segundo Angeline, “o método propicia que o aluno aprenda de maneira ‘independente’, já que ele interage com o sistema e treina sua capacidade de aprender sozinho, sempre contando com as orientações individuais dos professores.”

Benefícios do curso

O apoio escolar pode fazer toda a diferença na formação do seu filho. Confira alguns benefícios que ele traz aos jovens:

Aumento da autoestima

Como relatam as educadoras e franqueadas Fabiana e Angeline, é muito comum que os alunos cheguem na escola desmotivados com as baixas notas e com a dificuldade de aprendizado. À medida que o estudante inicia o curso, avança nos módulos, começa a aprender com o sistema e assimila o conteúdo, ele aumenta consideravelmente sua autoconfiança. “A criança vê que é capaz de transpor os obstáculos”, cita Fabiana Levada.

Ensino individual

Após a avaliação pedagógica, a escola traça o perfil do aluno, montando um plano de estudos individual baseado completamente naquilo que ele necessita. Todo o decorrer do curso se dá de acordo com o ritmo do estudante, portanto, ele pode aprender bastante logo no começo ou levar um tempo maior para assimilar os conteúdos.

O acompanhamento dos professores também se dá de forma individual, já que eles têm acesso ao perfil do aluno, conhecendo as características de cada caso. O aluno pode ter certa dificuldade e criar a necessidade de a matéria ser passada diversas vezes, buscando o melhor jeito para “entender o aluno e ajudá-lo a compreender o conteúdo”, cita Angeline.

Os professores são motivados a desenvolver um intenso trabalho fora da sala de aula, buscando novos métodos de transmitir o conteúdo e ajudar os alunos a superar suas dificuldades.

Formação da base

O apoio escolar oferecido pela Ensina Mais Turma da Mônica é fundamental para a formação da base educacional do estudante. É muito comum que eles cheguem aos anos letivos futuros com dificuldades básicas em operações matemáticas ou em regrinhas de gramática, tudo por que faltou formar a base logo no começo.

Preparar-se para o futuro

Conforme Fabiana, “se as crianças passam por dificuldade no começo dos estudos, elas só tendem a aumentar conforme os conteúdos também se intensificam. Assim, se há possibilidade de contar com o auxílio para corrigir os problemas desde cedo, isso irá fazer toda diferença lá na frente.”

Os cursos não ensinam apenas a matéria. “A escola oferece todo o acompanhamento pedagógico. Além de explicar o assunto, os cursos procuram capacitar o aluno e ajudá-lo a entender o próprio potencial, a criar um hábito de estudos e a aprender a lidar com as próprias dificuldades”, explica Angeline.

Encontre a unidade mais próxima de você e conheça a Ensina Mais Turma da Mônica!

Unidades Ensina Mais Turma da Mônica