O curso de robótica é difícil para os alunos?

Preocupados com o bem-estar dos seus filhos, os pais podem ter dúvidas e questionar se o aprendizado da robótica é de fato interessante para o desenvolvimento cognitivo das crianças. Para alguns, o tema pode ser considerado difícil e até mesmo inadequado para algumas faixas etárias. No entanto, é importante perceber que o curso de robótica oferece uma oportunidade especial para que o pequeno pense fora da caixa e enfrente novos desafios.

O que os alunos desenvolvem em um curso de robótica?

A robótica e a programação são dois temas pouco conhecidos e, consequentemente, muitas pessoas compreendem ambos como áreas complexas e excessivamente desafiadoras. Entretanto, é necessário refletir e perceber como nós já vivemos em uma era tecnológica e estamos cercados por gadgets que utilizam esses princípios lógicos para o seu funcionamento.

É seguro afirmar que a tecnologia se transformou em um conhecimento tão necessário quanto a língua inglesa, uma vez que também tem seus códigos e estruturas próprios: a programação. Sendo assim, proporcionar o contato com esse novo “idioma” permite que, a longo prazo, as crianças e adolescentes deixem de ser apenas consumidores do mercado tech e deem os primeiros passos para contribuir, criar e redesenhar essas ferramentas.

A robótica pode ajudar as crianças na escola, permitindo que elas desenvolvam uma maior facilidade para lidar com o raciocínio lógico e com disciplinas como a matemática, a física e a química. Por outro lado, a necessidade da concisão também contribui para uma melhora perceptível na construção de argumentos e elaboração de redações.

Ainda, essa área de conhecimento traz diversos benefícios para as crianças, permitindo que o seu filho seja desafiado e aprenda maneiras saudáveis de trabalhar em grupo e também lidar com a frustração, com ideias divergentes ou problemas inesperados.

Como é o aprendizado da robótica?

Não à toa, as crianças e adolescentes de hoje são conhecidos como nativos digitais. Muitos jovens cresceram em um mundo no qual a internet e os aparelhos eletrônicos são parte do seu dia a dia. Por isso, a programação, a robótica e as outras temáticas tech não estão tão distantes das suas vivências como alguns pais imaginam.

Na verdade, incentivar o contato com essa área de conhecimento contribui para um inquietamento e o despertar da criatividade do seu filho. Além disso, durante a infância e a pré-adolescência, os alunos podem vivenciar a robótica com atividades lúdicas e extremamente práticas, o que significa que eles irão aprender conceitos importantes de maneira tranquila, enquanto brincam e dão vida aos próprios robôs e apps.

Afinal, qual o nível de dificuldade das aulas de robótica?

O aprendizado da robótica não é tão difícil quanto se imagina. Independentemente da faixa etária do aluno, é possível absorver conceitos importantes e compreender os fundamentos da programação com atividades dinâmicas. Para isso, os cursos de robótica seguem uma estrutura programática, cujos níveis técnicos dos projetos avançam gradualmente e contribuem para a formação de uma base sólida de conhecimentos.

Mas lembre-se: apesar de não ser uma área difícil, a robótica requer esforço, concentração, persistência e muita dedicação! É necessário estar disposto a aprender com seus próprios erros e dar novos passos aos pouquinhos para, no futuro, almejar criar projetos cada vez mais surpreendentes e complexos!

Confira outros textos que podem ajudar você a estimular ainda mais o desenvolvimento do seu filho:

4 dicas para acompanhar o desenvolvimento escolar das crianças de perto

7 atitudes para estimular a autoconfiança das crianças

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente de robótica para seus filhos! Ao todo, são 48 encontros com duas horas de duração, nos quais o aluno pode analisar, planejar, criar e executar 46 projetos distintos enquanto exercita sua criatividade.Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!