Para que serve uma avaliação pedagógica?

Em muitos casos, o conceito de avaliação é diretamente relacionado à atribuição de uma nota, a qual tem o poder de aprovar ou não um aluno e quantificar os seus conhecimentos. No entanto, quando se trata da avaliação pedagógica, essa ferramenta está distante de ser uma mera categorização dos jovens durante o processo de aprendizagem. Entenda.

O que é a avaliação pedagógica?

Com a proposta de analisar o desempenho dos alunos, a avaliação pedagógica envolve um processo contínuo e constante de avaliação. Seu propósito é medir os caminhos da aprendizagem e a sua qualidade, e permitir que os educadores tenham percepção da evolução de seus alunos diante do conhecimento ministrado em sala de aula.

Dessa forma, a avaliação pedagógica e seus resultados são de extrema importância para os educadores, uma vez que auxiliam a analisar o aproveitamento do aluno e traçar as próximas ações para assegurar o aprendizado dos conteúdos programáticos. A partir do momento em que é possível identificar as dificuldades do jovem, há maior segurança para planejar as aulas, compreender quais temas devem ser revisados e redirecionar as ações que podem não ser efetivas para o perfil de cada estudante.

No modelo de aprendizagem tecnicista e tradicional, as provas são consideradas ameaçadoras e uma ferramenta para nivelar os alunos e comparar os seus desempenhos. Por outro lado, a avaliação pedagógica segue o sentido contrário e não tem como objetivo classificar o aluno de acordo com seu resultado, mas sim atuar na reorientação do ensino e garantir o acompanhamento constante da aprendizagem. Como resultado, professor e alunos tornam-se parceiros e caminham lado a lado durante o ato de aprender.

Avaliação pedagógica na Ensina Mais Turma da Mônica

Na Ensina Mais Turma da Mônica, a avaliação pedagógica é o primeiro passo para reforçar o processo de aprendizagem! Aqui, os novos alunos realizam uma avaliação gratuita antes de iniciar as aulas de apoio escolar - uma oportunidade de reforçar conteúdos e incentivar o desenvolvimento cognitivo dos jovens. Com o relatório de proficiência do conhecimento em mãos, os educadores podem mapear as dificuldades de cada estudante e identificar em quais pontos o ensino sofreu defasagem.

Assim, é possível traçar o perfil individual de cada aluno e criar um plano de estudos personalizado e eficiente, voltado às necessidades de cada um e abordando temas fundamentais para o processo de aprendizagem, com o material de apoio adequado. A avaliação pedagógica é também reaplicada ao longo dos estudos, auxiliando o educador a compreender quais temas foram assimilados da maneira ideal e quais deles precisam de redirecionamento nas próximas aulas.

Quais os benefícios da avaliação pedagógica?

Com essa ferramenta, o apoio escolar torna-se ainda mais efetivo e garante que o aluno não irá apenas rever conteúdos, mas sim aprender no seu próprio ritmo. Com o acompanhamento ideal, o jovem compreenderá que é capaz de superar obstáculos, se sentirá motivado por isso e terá mais autoconfiança para realizar exercícios.

Com a metodologia Ensina Mais, o aluno estudará com base em um plano de estudos personalizado, o que também garante que ele terá o tempo ideal para assimilar os conteúdos, respeitando o seu ritmo individual. Ainda, os professores terão a ferramenta necessária para compreender qual é o seu aproveitamento e de quais maneiras as atividades em sala de aula poderiam ser complementadas.  

Com o acompanhamento ideal de seu processo de aprendizagem, o jovem compreenderá que é capaz de superar obstáculos e terá uma base fundamentada para avançar nos estudos! :) A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Aproveite e saiba como funcionam as aulas na Ensina Mais Turma da Mônica!