Pais e educadores: uma parceria que dá certo

O ano letivo está começando – você já conhece o professor do seu filho? Será ele quem o acompanhará por um longo período de tempo e terá grande importância em sua vida. Estreitar os laços com o professor trará grandes benefícios à educação e permitirá que você fique sabendo as conquistas e as dificuldades que se apresentarão ao longo do ano.

O professor também fica ansioso para conhecer os novos alunos e, inclusive, seus familiares no início de cada ano. Caso não seja realizada uma primeira reunião, é recomendável que você tenha a iniciativa de ir até a escola conhecê-lo. Com essa atitude, futuros desentendimentos, que podem acabar prejudicando o desempenho do estudante, poderão ser evitados. Confiar no trabalho do professor é um passo para a construção de uma relação harmoniosa entre os envolvidos na educação da criança.

Alguns tópicos podem ser abordados na primeira reunião com o professor. Você poderá perguntar, por exemplo, como será realizada a comunicação entre pais e professores, qual será a quantidade de tarefas, e como serão os exercícios a serem feitos em casa e, ainda, qual é o método de ensino utilizado pelo professor ou adotado pela escola. Além disso, é importante passar o histórico escolar de seu filho e alertar o educador sobre quem poderá buscar a criança na escola.

Fonte: Educar Para Crescer