Wikipédia na sala de aula

Não é raro acontecer de o professor pedir uma pesquisa aos alunos e, na aula seguinte, deparar-se com conteúdos retirados da Wikipédia. Por serem escritos, colaborativamente, por internautas, não há garantias de que os textos da enciclopédia virtual sejam confiáveis. Mas, ainda assim, há maneiras de aproveitar esse material interativo nas aulas de Língua Portuguesa de maneira crítica, de acordo com Roxane Rojo, docente do curso de pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Jorge Makssoudian, professor de Português do 9º ano do colégio I.L. Peretz, mostrou que a proposta de Roxane é possível quando elaborou um plano de aulas em que os alunos deveriam analisar os verbetes da plataforma, referentes às obras literárias já lidas em sala de aula. Assim, os estudantes tiveram a oportunidade de avaliar, dentre outras coisas, a confiabilidade das fontes.

Para a identificação do gênero textual, o professor pediu aos alunos que lessem verbetes de enciclopédia. Depois, a partir de um artigo da Wikipédia, eles concluíram que ambos os textos, o impresso e o digital, eram informativos, sintéticos e continham termos técnicos. A partir de então, todos refletiram sobre a rapidez com que as informações são transmitidas e modificadas na internet.

Na aula seguinte, os alunos identificaram, em um verbete da Wikipédia sobre o livro “A volta ao mundo em 80 dias”, erros ortográficos, gramaticais e de conteúdo. O professor, então, sugeriu que as alterações necessárias fossem feitas. Conforme redigiam as novas versões no computador, os alunos reviam conteúdos gramaticais. Concluída essa etapa, as novas versões foram enviadas ao professor por e-mail e, em outro momento, lidas por ele em sala de aula. Por fim, todos elaboraram uma versão definitiva de um novo verbete, que foi publicado na Wikipédia.

Fonte: Nova Escola