Como utilizar as redes sociais em sala de aula

Flagrar um aluno consultando a página do facebook na sala de aula não é incomum hoje em dia. Com a facilidade no acesso às redes sociais pelos aparelhos celulares, fica difícil, muitas vezes, impedir que os jovens deixem de conferir os recados ou de enviar mensagens durante a aula.

Sabemos o quanto podem ser prejudiciais à aprendizagem quando desviam a atenção dos jovens, mas é possível aproveitar as mídias sociais para fortalecer os laços entre alunos e professores e para estimular os jovens a buscarem por mais conhecimento.

Confira algumas dicas práticas de como usar as redes sociais a favor da aprendizagem:

Facebook – pode ser criado um grupo no facebook e, por meio dele, compartilhar conteúdos e fomentar discussões com a classe. As dúvidas em relação aos conteúdos vistos em sala também podem ser tiradas nesse espaço.

Twitter – com o microblog, é possível compartilhar vídeos e outros conteúdos interessantes com os alunos e lembrá-los do dia da entrega de trabalhos e das demais atividades escolares. Para facilitar a comunicação com os alunos, o professor pode criar uma hashtag para cada sala.

Google + – por meio dessa ferramenta é possível criar conversas em vídeo – os Hangouts. Os professores podem pedir aos alunos que façam suas apresentações utilizando essa ferramenta.

Linkedin – os educadores podem utilizar essa rede de contatos profissionais para trocar experiências com outros profissionais da educação. Assim, será possível conhecer novas metodologias de ensino, diferentes tipos de trabalho e de exercícios e as tendências relacionadas ao ensino.

Fonte: Universia