O que é dislexia?

A dislexia é um transtorno de aprendizagem neurobiológico e hereditário, causado por mau funcionamento em áreas específicas do cérebro. Cerca de três milhões de crianças são disléxicas no Brasil.

Os sinais da dislexia aparecem durante a alfabetização. Os educadores devem ficar atentos a esses primeiros indícios para que o diagnóstico seja realizado com rapidez. Depois de identificados os problemas de aprendizagem, o pediatra indicará uma equipe multidisciplinar para que a criança possa desenvolver as suas habilidades.

Na escola, algumas providências devem ser tomadas. É preciso que a criança fique longe das distrações e perto da lousa na sala de aula. O professor deve verificar se há dúvidas em relação às matérias, se as anotações estão sendo feitas no caderno, e lembrá-las das tarefas e dos trabalhos. De acordo com especialistas, as provas devem ser revistas com o aluno, individualmente, em outro local, para que a criança possa acompanhar a sala.

Em casa, os cuidados continuam. Horários devem ser estabelecidos para as lições e os pais podem sentar-se ao lado da criança e sugerir caminhos para a resolução dos exercícios. Novamente, o estudo deve ser realizado longe das distrações, como televisão, computador e brinquedos.

Hoje, já se sabe que os disléxicos são inteligentes e, muitos deles, superdotados. Eles apenas precisam de auxílio para canalizar o conhecimento. Uma dica importante é incentivar a criança a procurar as melhores estratégias para poder desenvolver suas habilidades com mais eficiência.


Fonte: Pais & Filhos