Como elaborar um plano eficaz para o aprendizado

Para garantir que os seus alunos aprendam melhor e com mais rapidez, é necessário que o professor elabore um plano eficaz para o aprendizado. Para isso, o educador deve ter algumas informações em mente. Confira:

Prioridades
Mostrar aos alunos quais são os conteúdos que serão mais cobrados em avaliações e trabalhos e apresentar os tópicos mais importantes para a sua formação. Desse modo, os alunos otimizarão o tempo de estudo e saberão eleger quais são os conteúdos de maior relevância, inclusive, para sua vida profissional.


Hierarquia
Procurar manter um bom relacionamento com todos os alunos. No entanto, não se esquecer de que o objetivo principal do professor é guiá-los, contornar os problemas e ajudá-los com as dúvidas.


Atividades
Preparar aulas nas quais os alunos sintam vontade de aprender. Sempre que possível, levar novidades à sala de aula. A tecnologia pode ajudar nessa tarefa.


Habilidades
Lembrar-se de que as matérias são importantes para o futuro profissional dos alunos, mas que outras habilidades, como a criatividade e a responsabilidade, também devem ser desenvolvidas na escola.


Feedback
Nunca se esquecer da importância de dar e de solicitar o feedback dos alunos. Mas, é necessário que eles se sintam à vontade para dar opinião sobre as aulas. De acordo com o retorno dos alunos, é possível detectar os pontos que devem ser melhorados.


Fonte: Universia