Os desafios do 6º ano

A passagem dos alunos para o 6º ano é marcada por diversas mudanças. Novas disciplinas, mais professores e conteúdos complexos somam-se à entrada dos alunos na adolescência. Apesar de ser um desafio saudável para as crianças, as mudanças devem ser acompanhadas de perto pelos pais.


O segredo para que a criança desenvolva suas habilidades de maneira saudável é equilibrar a autonomia, que naturalmente será adquirida, com o acompanhamento dos pais. No Ensino Fundamental II, os pais devem continuar participando de reuniões, conhecendo os professores e perguntando à criança como foi o dia na escola, o que tem aprendido e o que achou mais interessante.


Alguns dos desafios encontrados pelas crianças nesse período de transição são:


Perda da professora única
Algumas crianças costumam sentir bastante falta da figura maternal da professora do Ensino Fundamental I. Para amenizar o sentimento de desamparo, que pode surgir nesse momento, os pais podem mostrar às crianças que as mudanças ocorridas na escola são um reflexo do seu amadurecimento.


Ter de lidar com horários de disciplinas e professores diferentes
Com a entrada para o 6º ano, a criança terá que aprender a se organizar para as aulas em razão da nova grade de horários. Isso significa ter que separar o material no dia anterior e entender a continuidade dos assuntos nas aulas. Em relação aos novos professores, os pais podem mostrar às crianças que cada um tem a sua personalidade, assim como os seus colegas, e que é possível lidar com cada um deles.


Ter contato com conteúdos mais aprofundados
O ideal é mostrar para a criança o lado bom dos novos temas e que é possível acompanhar e entender todos eles. É também recomendado dizer ao filho que ele deve perguntar ao professor sempre que aparecerem dúvidas.


Fonte: Educar para Crescer