A importância do trabalho em equipe

O trabalho em equipe é cada vez mais valorizado nas empresas. Por esse motivo, é importante que as crianças aprendam a colaborar com os colegas para que possam ser bons profissionais no futuro.

Por não ser fácil, o trabalho em equipe é uma habilidade que deve ser desenvolvida. “Abrir mão do que pensamos ou queremos para dar lugar ao outro é um desafio para o ser humano”, diz Ana Cássia Maturano, psicóloga e psicopedagoga. No trabalho em equipe, cada membro deve expor a sua opinião e ouvir os demais colegas. A interação deve ser realizada com respeito sempre.

O ambiente familiar é muito adequado para o exercício dessa habilidade. A família é um grupo que estipula regras e as cumpre. De acordo com a psicopedagoga Paula Furtado, os combinados entre os familiares devem ser realizados claramente, sem rodeios e discussões. Quando a criança cresce em um ambiente de cooperação, a generosidade e a colaboração se tornam naturais para ela.

Os pais também podem deixar claro aos seus filhos que eles sempre os apoiarão. Assim, as crianças crescerão sabendo que podem confiar nas pessoas mais próximas e, consequentemente, serão indivíduos confiáveis.

Fonte: Educar para Crescer