Como incentivar o seu filho a estudar

Meu filho não gosta de estudar. O que fazer?

Muitas vezes, é difícil saber quais atitudes tomar para conscientizar as crianças da importância do estudo para as suas vidas. De acordo com a ex-consultora do MEC Andrea Ramal, abertura para o diálogo é fundamental, e as broncas e punições devem ser evitadas, caso contrário, a criança associará o estudo a algo negativo.

É preciso também que os pais sejam exemplos para os filhos. Mostrar o gosto pelo estudo é uma maneira de incentivar os pequenos estudantes. Ter o hábito da leitura, fazer cursos e planejar atividades culturais em família, como ir ao museu e visitar a biblioteca da cidade, são exemplos de ações que demonstram apreço pelo estudo.


Na escola

Quando a dificuldade com uma matéria da escola desmotiva a criança, os pais podem falar do problema nas reuniões. Às vezes, a maneira de expor o conteúdo em sala e as explicações do professor não condizem com o grau de conhecimento das crianças. Por esse motivo, é muito importante também conversar com os outros pais.

Outra situação que pode levar a criança a não gostar de estudar é a recuperação. Em primeiro lugar, é preciso identificar os motivos que lavaram ao desempenho insatisfatório na avaliação e, depois, organizar um novo cronograma de estudo, dando mais atenção aos conteúdos de maior dificuldade. Montar um grupo de estudos com os colegas de classe da criança pode ser um ótimo incentivo.

Fonte: Educar para crescer