Confira os benefícios da tecnologia na educação!

As ferramentas digitais têm se tornado cada vez mais presente na vida moderna, não somente no trabalho ou no lazer, mas também na educação. Seja por meio de plataformas, aulas online ou qualquer outra ferramenta, existem diversos benefícios da tecnologia para os alunos e para os demais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Por meio de inovações desenvolvidas com foco nas atividades educativas, além de proporcionar aulas mais atrativas, flexíveis e dinâmicas, a experiência com ferramentas online faz com que os conteúdos do currículo escolar sejam mais acessíveis aos alunos.

Se você quer entender melhor os benefícios da tecnologia e como ela pode contribuir com o desenvolvimento dos seus filhos, continue a leitura e confira nosso post!

Por que a tecnologia é tão importante?

Recursos tecnológicos já fazem parte do cotidiano de muitas salas de aula brasileiras. Nessas escolas, as lousas tradicionais foram substituídas pelas digitais, e os alunos podem acessar a internet de suas carteiras. 

O próprio MEC (Ministério da Educação) criou, em 2017, a Educação Conectada, uma iniciativa que busca promover o uso de tecnologias digitais na educação básica pública do Brasil. Por meio do programa, as escolas podem ter acesso a recursos tecnológicos e pedagógicos que favoreçam a aprendizagem dos alunos e a formação dos professores.

O Medidor da Educação Conectada, plataforma online criada pelo MEC, permite que as escolas avaliem o seu nível de conectividade e recebam orientações para melhorar o uso de recursos tecnológicos em processos educativos.

Com a incorporação da tecnologia no ensino, a aprendizagem acontece além da sala de aula. Até mesmo as redes sociais podem — e devem — ser adotadas como meios para realização de atividades educativas. 

Com elas, é possível estreitar os laços entre professores e alunos e possibilitar mais autonomia para o estudante ir em busca de novos conhecimentos. O resultado disso não pode ser outro: alunos mais interessados e aprendizado garantido.

Quais são os benefícios da tecnologia na educação?

Existem diversas vantagens de contar com ferramentas tecnológicas para orientar os estudantes, trazer mais dinamismo para as atividades e manter uma rotina de aprendizado continuada. Veja, a seguir, quais os principais benefícios e malefícios da tecnologia!

Aprendizado acelerado

A tecnologia contribui para o aprendizado de seus filhos de diversas maneiras diferentes. Primeiro, ela permite que eles tenham acesso a informações de maneira rápida, eficiente e de qualidade. 

Segundo, eles também contam com ferramentas para acelerar o processo de aprendizado, tais como cursos online, aplicativos, simuladores, games educativos e demais recursos que aceleram as etapas de assimilação de novos conteúdos.

Por fim, o contato com a tecnologia, tal como a robótica ou a programação, faz com que as crianças ampliem sua capacidade de compreensão e consigam desenvolver um raciocínio lógico mais eficiente.

Acesso amplo à informação

A tecnologia também é responsável por trazer novos conteúdos e informações como nenhuma outra geração teve acesso. Isso permite que as crianças possam explorar novas áreas de conhecimento para começar a identificar quais delas apresentam mais ou menos interesse.

Isso é fundamental para que seus filhos possam compreender por quais assuntos se interessam mais, além de permitir o aprofundamento em tópicos que despertam sua curiosidade. Assim, o ensino fica ainda mais divertido e interessante. 

Imagine que experiência incrível seria para o seu filho assistir a um filme ou desenho com robôs, e, na sequência, poder se envolver com essa área do conhecimento? Ver como eles funcionam na prática e entender um pouco mais sobre como eles são construídos... É uma formação completa!

Maior autonomia para o estudante

Um dos grandes ganhos da tecnologia para a educação se refere à possibilidade de o aluno se tornar protagonista no próprio processo de aprendizado. Isso significa permitir que a criança identifique qual a melhor forma para o seu estudo, testando as diferentes maneiras de aprender.

Assim, a criança cresce de maneira independente ao longo das etapas educacionais, tendo ainda mais liberdade nas técnicas que usam para aprender — ouvindo, lendo, explicando, ou qualquer outro caminho possível —, além de se tornar mais autodidata em seu desenvolvimento.

Ganhar essa habilidade na infância também contribui para ter um futuro profissional mais próspero e estável, tendo em vista que eles não demandam muita ajuda para aprender e se desenvolver.

Capacitação para a vida moderna

Se antes o conhecimento da tecnologia era um importante diferencial, agora ele representa apenas mais um dos requisitos exigidos. Trabalhar bem com computadores, sistemas operacionais, softwares, plataformas e demais ferramentas dessa natureza é imprescindível para qualquer profissional se destacar no mercado de trabalho.

Por isso, ao deixar as crianças em contato com a tecnologia desde cedo, você consegue prepará-las para uma vida mais conectada e digital. Desse modo, os pequenos também podem ampliar sua capacidade criativa e analítica, tendo em vista o contato com esse tipo de ferramenta.

Quais os desafios da tecnologia na educação?

Para que as ferramentas tecnológicas possam contribuir para o desenvolvimento dos alunos, é importante superar alguns problemas que afetam o aprendizado das crianças.

Ao conhecê-los, você consegue corrigir esse tipo de situação e dar o suporte necessário para seus filhos. Confira!

  • Acesso à tecnologia: muitas crianças não têm acesso a recursos como celulares, tablets ou computadores para ter acesso a essa possibilidade de ensino;
  • Falta de infraestrutura: contar com um espaço adequado de estudo em casa também é crucial para que as crianças possam se desenvolver, especialmente com recursos como lousas digitais e outras ferramentas de interação;
  • Custo: em alguns casos, as escolas não dispõem de verba para investir em tecnologias educacionais, limitando o uso desse mecanismo ao ensino dos alunos e exigindo que os pais criem alternativas fora do ambiente escolar;
  • Formação dos professores: muitos educadores ainda não tiveram acesso a uma formação com foco nas práticas de educação digital, recaindo sobre os pais o processo de apresentação dessas ferramentas às crianças;
  • Conteúdo: também é importante que os conteúdos tratados sejam relevantes, atuais e com capacidade de contribuir com o aperfeiçoamento das novas habilidades que o mundo moderno demanda. Exemplos são criatividade, inovação, raciocínio lógico e capacidade de experimentação.

Como a tecnologia pode ajudar no desenvolvimento das crianças?

Agora que você já conhece os principais desafios da utilização de tecnologia no processo educacional, é hora de conhecer quais ferramentas podem contribuir para transpor esse tipo de limitação.

Veja, a seguir, quais as principais ferramentas tecnológicas que auxiliam no desenvolvimento pleno do seu filho.

Games educativos

Se você ainda não conhece a gamificação, saiba que ela estará cada vez mais presente no meio educacional. Especialistas são unânimes quanto aos benefícios da tecnologia no dia a dia de estudos por meio do uso de games com conteúdos didáticos na aprendizagem, especialmente para crianças.

Além de propiciar uma interação maior do aluno, contribuindo para a assimilação do conteúdo estudado, os jogos são atraentes, motivadores e instigam os estudantes a alcançarem o seu potencial máximo. Nada melhor e mais eficaz do que aprender se divertindo.

Dessa maneira, é possível incorporar ao ensino toda a linguagem e o universo das crianças e dos adolescentes. Assim, mesmo os temas mais desafiadores se tornam divertidos e instigantes.

Essa forma de aprendizado também reforça o desenvolvimento de habilidades cognitivas e contribui para a fixação de conteúdos aprendidos no ambiente presencial de ensino.

Plataformas online

As plataformas digitais apresentam um excelente espaço para o progresso das crianças, especialmente enquanto ferramenta de suporte dos conteúdos que foram repassados em sala. Esse ambiente virtual geralmente apresenta conteúdos extra de maneira simples e de fácil acesso.

Nessas plataformas, também é possível encontrar jogos, atividades e desafios responsáveis por estimular o pensamento lógico e a criatividade. O uso de tais recursos digitais colabora para o desenvolvimento de um senso crítico nas crianças, tendo em vista que elas são expostas a diferentes pontos de vista.

Aulas interativas

As aulas interativas costumam ser realizadas pela internet e permitem que o aluno aprofunde seus conhecimentos com base em suas próprias necessidades. Isso acontece por conta de um conteúdo individualizado, que é segmentado conforme os interesses ou as principais dificuldades do estudante em relação ao tópico estudado.

Por meio desse tipo de atividade, as crianças desenvolvem a criatividade, a capacidade de compreensão e a habilidade de resolver problemas lógicos. Como essas aulas são desenvolvidas de maneira individualizada, também há maior motivação para as crianças, tendo em vista que os temas abordados são desafiantes na medida certa.

Além disso, as aulas interativas contribuem para que as crianças fiquem mais confiantes durante o processo educacional. Afinal, temas como comunicação, liderança e trabalho em equipe são abordados.

Portal de comunicação para pais, escolas e professores

Por fim, a tecnologia não impacta apenas os estudantes, mas todos os demais envolvidos nesse caminho de ensino-aprendizagem.

Por isso, além dessas ferramentas criarem um espaço exclusivo de desenvolvimento para o aluno, também há um processo de coleta de dados e criação de relatórios que são muito importantes para que pais, professores e a própria escola.

Isso geralmente é feito por meio de um portal de comunicação entre os envolvidos, o qual apresenta informações atualizadas sobre o progresso do aluno, seus indicadores e demais dados que servem para otimizar as etapas educacionais.

Entendeu quais são os benefícios da tecnologia na educação de seus filhos? Além da leitura deste artigo, é válido procurar maneiras de reforçar o aprendizado dos pequenos para que desenvolvam as aptidões mais importantes para o futuro. Com isso, você consegue oferecer o que há de melhor nessa fase tão importante.

Quer continuar lendo conteúdos como este? Então, descubra quais habilidades seu filho terá que aprender no futuro!