Os benefícios da tecnologia para a educação

O ensino híbrido, que mistura métodos de ensino presencial e online, é uma tendência na educação. Os benefícios que ele traz para a aprendizagem são inúmeros: além de proporcionar aulas mais atrativas, flexíveis e dinâmicas, a experiência com as diversas ferramentas online disponíveis faz com que os conteúdos do currículo escolar sejam mais acessíveis aos alunos.


A tecnologia já faz parte do cotidiano de muitas salas de aula brasileiras. Nessas escolas, as lousas tradicionais foram substituídas pelas digitais, e os alunos podem acessar a internet de suas carteiras. Como a nova plataforma nacional digital, que está sendo elaborada pelo MEC (Ministério da Educação), em parceria com secretarias e organizações sem fins lucrativos, a experiência com a tecnologia se tornará ainda mais presente, apoiando professores e alunos na construção do conhecimento.


Com a incorporação da tecnologia no ensino, a aprendizagem acontece além da sala de aula. Até mesmo as redes sociais podem – e devem! – ser adotadas como meios para o desenvolvimento de atividades educativas. Com elas, é possível estreitar os laços entre professores e alunos e possibilitar mais autonomia para o estudante ir em busca de novos conhecimentos. O resultado disso não pode ser outro: alunos mais interessados e aprendizado garantido.


Os games


“Gamificação”. Se você ainda não conhecia essa palavra, saiba que ela estará cada vez mais presente quando o assunto for “educação”. Os especialistas são unânimes quanto aos benefícios do uso de games com conteúdos didáticos na aprendizagem.


Além de propiciarem uma interação maior do aluno, contribuindo ainda mais para a assimilação do conteúdo estudado, os jogos são atraentes, motivadores e instigam os estudantes a alcançarem o seu potencial máximo. Nada melhor e mais eficaz do que aprender se divertindo.


Saiba mais sobre o ensino híbrido, clicando aqui