Saiba a importância da estabilidade emocional para as crianças

A estabilidade emocional é mais uma das habilidades não-cognitivas que podem ser trabalhadas desde a infância. De acordo com um estudo realizado com 4,2 mil adultos do sexo masculino, que foram acompanhados pelo Dr. Alexander Weiss e por seus colegas da Universidade de Edimburgo por, no mínimo, 15 anos, quem consegue ter autocontrole emocional vive com maior bem-estar.


As pessoas que têm constância emocional vivem mais. Por isso, a estabilidade emocional deve ser desenvolvida desde cedo, e sempre. A criança que tem essa habilidade aprende mais, mantem um bom relacionamento com os colegas e com os professores e sente-se motivada a estudar.


A psicopedagoga Paula Furtado afirma que os alunos com instabilidade emocional tendem a ir mal na escola e que o contato constante com a literatura é uma ótima maneira de ajudá-los a assimilar as angústias para que tenham mais estabilidade emocional.


Uma maneira de identificar a falta de estabilidade emocional em uma criança é observar o seu comportamento diante de situações mais estressantes. Sentimentos como raiva, decepção e euforia devem ser expressos, mas sem exageros. Em dias de prova, por exemplo, o aluno que tem o controle de suas emoções sente-se calmo.


Fonte: Educar para Crescer