Como ajudar o seu filho a ser um bom líder

Com o intuito de proteger o filho, muitos pais têm atitudes inconscientes que o impedem de ganhar independência, de ser perseverante e de, futuramente, ser um bom líder. Os mimos e a superproteção dos pais acabam atrapalhando o crescimento pessoal das crianças e dos adolescentes, prejudicando suas capacidades para a liderança. Essa é a opinião do Doutor Tim Elmore em seus livros que discutem o assunto.


Se você deseja que o seu filho venha a ser um líder, procure seguir as recomendações abaixo:


Deixe o seu filho se arriscar – os riscos saudáveis, como sofrer uma queda e se machucar de leve são importantes para a formação de pessoas que sabem lidar com falhas.


Deixe-o caminhar sozinho – é importante deixar os filhos terem iniciativas e enfrentarem dificuldades para que não sejam acomodados e inconsequentes.


Não elogie com facilidade – para que o seu filho não se torne uma pessoa que sente necessidade de mentir, exagerar e trais na hora de enfrentar a realidade, os elogios devem ser feitos com critério e os maus comportamentos também devem ser identificados.


Não deixe a culpa ser um obstáculo – não tenha receio de dizer “não” e incentive-o a ir à luta por tudo o que precisa e valoriza.


Compartilhe os seus erros – um sentimento de identificação é criado quando você compartilha os seus erros do passado a fim de orientar o seu filho.


Não confunda inteligência com maturidade – não use a inteligência como medida da maturidade. Quando achar que é a hora de dar mais liberdade ao seu filho, procure compará-lo com outras crianças de sua idade e preste atenção na sua reação diante de responsabilidades.


Faça sempre o que diz – seja um exemplo de vida para seu filho. Como líder de sua casa, fale sempre com honestidade, não seja hipócrita e seja ético em suas ações e escolhas.


Fonte: Administradores