Novos conceitos para aulas mais interativas

Com a presença cada vez mais constante da tecnologia em sala de aula, o professor e os livros não são mais as únicas fontes de conhecimento. Hoje, outros conceitos inovadores possibilitam uma interação maior entre alunos, professores e os conteúdos estudados. Conheça alguns deles:

Self-learning – com o acesso fácil à internet, os jovens podem estudar também fora da sala de aula. Os professores devem incentivar a busca por conhecimento com mais independência, ou seja, o self-learning.

Sala de aula invertida – os professores incentivam os alunos a aprenderem e a terem novas ideias fora da sala de aula, por meio de vídeos, textos e exercícios. As dúvidas são tiradas na próxima aula, com o professor.

Gamificação – os games são ótimos meios de interação dos alunos com os conteúdos de maneira interativa e criativa. É possível levar à sala de aula jogos online ou aplicativos que tenham finalidade educativa.

Redes sociais – com as redes sociais, é possível estreitar o relacionamento entre professores e alunos. Grupos de estudo podem ser criados a fim de estudar os conteúdos vistos em sala de aula, e os professores podem usar esses espaços para tirar dúvidas dos alunos.

Design thinking – trata-se de uma estratégia para o desenvolvimento de problemas, análises de situações e combinações de informações diferentes. O professor pode propor problemas fictícios para serem solucionados, em grupo, pelos alunos.

Fonte: Universia