Qual é a importância da matemática em nossas vidas

A Matemática é, sem dúvida, uma das matérias mais odiadas entre crianças e adolescentes. Considerada difícil, abstrata e até desnecessária por muitos estudantes, a Matemática é responsável por muitas notas baixas nos boletins e também por grande resistência por parte dos alunos na hora das tarefas escolares.

O que muitos não sabem, porém, é que a disciplina não é só importante para aprender a fazer cálculos e para passar no vestibular. Utilizamos os nossos conhecimentos matemáticos nas atividades do dia a dia sem que percebamos. Para fazer um bolo, por exemplo, é necessário medir e, muitas vezes, fazer um cálculo aproximado da quantidade de ingredientes que vamos utilizar.

Confira os vários benefícios da Matemática, listados por professores e especialistas, e não se esqueça de apresentá-los ao seu filho na próxima vez em que ele questionar a importância da matéria:

  • Estimula a descoberta

É muito bom quando as crianças e os adolescentes têm a oportunidade de chegar a resultados pelos seus próprios caminhos.

  • Favorece a autonomia

Com a matemática, é possível que crianças e adolescentes elaborem fórmulas e metodologias sozinhos.

  • Facilita a vida cotidiana

A matemática é essencial para a vida de qualquer pessoa. Precisamos dela para calcular trocos e também para cozinhar.

  • Desenvolve o raciocínio

A matemática nos auxilia no raciocínio, inclusive, em outras disciplinas!

  • Ajuda na concentração

Para desenvolver um cálculo matemático, é necessária muita concentração. Quem leva a matéria a sério, tem mais facilidade em manter-se concentrado.

Fonte: Educar para Crescer