Como lidar com a timidez das crianças

A timidez das crianças não deve ser tratada como um problema. Cada pessoa tem um jeito de ser; umas são mais extrovertidas, outras ficam com a face ruborizada sempre que é o foco das atenções. É importante respeitarmos o jeito de ser de cada um. A timidez passa a ser um problema na infância quando leva a criança a se isolar e a evitar atividades sociais. Quando isso acontece, os pais devem começar a intervir, caso contrário, o desempenho escolar e a sociabilidade dos pequenos podem ser comprometidos.

A timidez começa a se manifestar muito cedo nas crianças. De acordo com a psicóloga Eliana de Barros Santos, por volta de um ano e meio, elas já começam a ter noção do que é certo e do que é errado, e se preocupam em atender as expectativas das outras pessoas. A partir dessa fase do seu desenvolvimento, as crianças tímidas podem começar a preferir o isolamento, a fim de evitar situações em que ficam expostas.

Algumas informações e dicas, dadas por especialistas, podem ajudar os pais a lidar com a timidez das crianças:

O que é timidez?

A timidez é um padrão de comportamento no qual o indivíduo, com receio de ser desaprovado, não exprime ou exprime muito pouco o que pensa.

Quais são os sinais da timidez?

Rubor na face, gagueira, baixo volume da voz e pouco contato visual com o interlocutor são alguns dos sinais mais comuns da timidez.

O que fazer quando a criança não gosta de ir a festinhas e prefere ficar sozinha?

Se a criança começa a evitar situações que deveriam ser prazerosas, como uma festa de um colega de classe, por exemplo, é sinal de que a timidez já está se transformando em um problema. O ideal, é que os pais comecem a incentivar os filhos a participarem de eventos sociais aos poucos, sem forçá-los.

O que fazer se os filhos não “desgrudam” dos pais?

Os pais devem analisar se são os filhos que têm dificuldade para se soltar ou se são eles que estão sendo superprotetores. Os pais devem ajudar as crianças a se soltarem e a interagirem com as outras pessoas.

Fonte: Educar para Crescer