4 brincadeiras de criança para estimular o raciocínio e a concentração

As brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento das crianças, principalmente aquelas que não exigem brinquedos mais elaborados e estimulam o raciocínio.

Confira algumas dessas brincadeiras que, se você já conhece, poderá ensinar a seus filhos:

Cinco Marias (a partir de 7 anos) – encha cinco saquinhos de tecido com areia e esparrame-os no chão. Depois, pegue um, jogue-o para cima e, com a outra mão, tente pegar um dos que está no chão a tempo de o primeiro não cair. Na próxima rodada, tente pegar dois saquinhos do chão, e assim por diante.

Amarelinha (de 7 a 10 anos) – faça o desenho da amarelinha no chão e enumere os quadrados de 1 a 10. Depois, a criança deve jogar uma pequena pedra na primeira casa e pular, em um pé só, até a última casa. Na volta, ela deve recolher a pedra, sem tocar o pé levantado.

Balão Fujão (de 6 a 10 anos) – faça um risco de partida e um de chegada no chão. Cada criança deve segurar uma bexiga e um pedaço de papelão. Quando você der um sinal, cada uma delas coloca a bexiga no chão e a abana com o papelão. Ganha quem cruzar primeiro a linha de chegada.

Casa de cartas (de 7 a 12 anos) – a crianças equilibram duas cartas, formando uma pirâmide. Depois de feitos vários triângulos, é possível colocar uma carta na horizontal acima de dois triângulos e formar uma base para o segundo andar. A ideia é formar um castelo, tomando o cuidado de não derrubar as cartas.

Fonte: Pais e Filhos