Como ensinar os seus filhos a usar a internet com segurança

A internet proporciona um mundo incrível de atividades: jogar games, procurar por novas informações, conversar com os amigos e dar boas risadas assistindo a vídeos on-line. Com tantas funcionalidades, é natural o contato precoce das crianças com o universo virtual, por isso muitos pais questionam qual é a melhor maneira de lidar com a situação.

Para uma criança é difícil entender o quão perigosa a internet pode ser caso suas informações pessoais caiam em mãos erradas. Os pequenos não têm a compreensão de que o mundo virtual é, na verdade, uma extensão da nossa sociedade, e é necessário seguir algumas regras para se manter seguro. Para ajudá-lo a conversar com o seu filho e ter a certeza de que ele está usando as ferramentas on-line de maneira adequada, nós separamos algumas dicas. Acompanhe!

Transforme a internet em uma ferramenta comum a toda a família

Manter o computador conectado à internet em uma área comum da casa pode ser uma boa maneira de reforçar a segurança do seu filho no universo virtual. Ao navegar sob o olhar dos pais, é possível explicar à criança como a internet envolve algumas regras, como acontece na escola, por exemplo.

Outro ponto interessante é que ao tornar o computador um item comum no ambiente familiar, é mais fácil perceber o que o seu filho faz no mundo on-line. Além de orientá-lo sobre quais sites e games ele deve acessar, você também deve ajudá-lo a criar contas que não revelem sua identidade e explicar como suas senhas são códigos importantes que não devem ser compartilhados.

Vale ressaltar que existem diversos softwares e extensões capazes de controlar e bloquear o acesso a sites e plataformas com conteúdo impróprio para a idade da criança.

Peça que seus filhos dividam com você suas experiências on-line

Antes de tudo, bater um papo sincero com o seu filho é a melhor decisão para ter certeza de que o pequeno está usando o mundo on-line de maneira segura. Por isso, demonstre interesse sobre os endereços que ele frequenta na web e, sempre que possível, peça para acompanhá-lo em suas pesquisas ou games. Além disso, é muito importante mostrar a ele como esse é um caminho para uma comunicação sincera, e que ele deve lhe contar sobre situações que julgar esquisitas ou que causem desconforto.

Incentive-o a pensar sobre o mundo on-line

Desde cedo, os pais devem incentivar o seu filho a compreender o que pode ou não ser publicado nas redes sociais e demais espaços da internet. É essencial esclarecer que informações como telefones, endereços, nome da escola ou mesmo fotos pessoais não devem ser compartilhadas - e que essa regra não é apenas para eles, pois também é seguida à risca por todos os usuários, independente da idade.

Portanto, é muito bacana orientá-los sobre como é importante refletir antes de postar qualquer tipo de conteúdo na web. Explique como ao postar uma foto ou texto, muitas pessoas podem vê-lo ou mesmo copiá-lo, impedindo que ele desapareça mesmo quando excluído. Por isso, é essencial ter certeza sobre aquilo que está compartilhando, mesmo que apenas com os amigos.

Explique como tomar cuidado

Um dos conceitos mais importantes sobre o mundo on-line é compreender como ele é uma extensão da nossa realidade e, logo, é necessário se comportar como na vida real. A partir daqui, é muito relevante explicar que, assim como nós não conversamos com pessoas estranhas na rua, não se deve conversar com desconhecidos pela internet também, e que esse conselho vale para as redes sociais e para as salas de bate-papo dos games.

Seguindo a mesma ideia, é fundamental esclarecer que na web a diferença entre boas e más ações são as mesmas que no mundo real e, dessa maneira, é muito importante respeitar os outros usuários. Essa talvez seja uma boa ponte para comentar também que nem todas as informações disponíveis na internet são públicas. Vale usar exemplos, mencionando que realizar o download ilegal de um filme ou copiar um texto sem dizer quem o escreveu é considerado errado, pois essas informações pertencem a outra pessoa.

Aproveite o gancho e explique para o seu filho que nem todo conteúdo disponível na internet pode ser considerado verdadeiro. É importante incentivar o pequeno a criar consciência crítica e procurar fontes seguras de informações. 

A segurança na internet é um assunto sério e merece a atenção adequada dos pais. Assim sendo, é muito importante que a criança também veja nos adultos à sua volta a imagem de uma relação boa e saudável com o mundo on-line.

Aproveite a visita e confira outros textos que você pode achar interessantes:

Como usar a tecnologia no aprendizado das crianças

Como fortalecer o diálogo entre você e seu filho

Dicas para ajudar seu filho a ser mais independente 

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!