Meu filho não sabe como lidar com as frustrações. O que fazer?

Como ajudar um filho a lidar com a frustração? Esse não é um sentimento exclusivo dos adultos. As crianças também têm de lidar com situações decepcionantes desde cedo – já nos primeiros dias de vida! – e, embora os pais não gostem de ver os seus filhos tristes, é preciso que eles tenham em mente que esse sentimento faz parte do desenvolvimento de seus pequenos. A decepção é importante para o amadurecimento das crianças. Por isso, é importante que elas aprendam como lidar com as frustrações.

"Quem aprende a superar as frustrações na infância se torna um adulto que enfrenta desafios com menos receios e medos", afirma Itamara Teixeira Barra, psicopedagoga e coordenadora do Ensino Fundamental I do Colégio Nossa Senhora do Morumbi.

Mas, como os pais podem ajudar a criança a lidar com as frustrações? Os jogos são excelentes para o desenvolvimento da tolerância do sentimento de frustração. Os pais devem jogar com os seus filhos de verdade e mostrar para as crianças que o resultado de uma competição depende de fatores como a sorte, o treino e o domínio das técnicas. Além de ajudá-los a enfrentar a decepção, os pais devem ensinar aos filhos a como se comportar na vitória, mostrando que zombar de quem perdeu não é uma boa atitude.

A escola pode auxiliar os pais na tarefa de ajudar as crianças a lidarem com a frustração. Diante de uma nota baixa, por exemplo, os educadores podem deixar claros os critérios de avaliação para que os pequenos alunos consigam fazer uma autoanálise e percebam o ponto exato que deve ser melhorado.

Fonte: Educar para Crescer