Qual é a importância das habilidades e competências não-cognitivas para as crianças?

O autor do livro “Uma questão de caráter”, publicado pela editora Intrínseca, destaca as competências e habilidades não-cognitivas – conjunto de habilidades que não se medem em testes, mas que são muito importantes para o sucesso escolar e pessoal de qualquer indivíduo. O que faz algumas crianças terem mais sucesso escolar do que outras e o que os pais podem fazer para dar o melhor aos seus filhos foram algumas das questões que guiaram o canadense Paul Tough na escrita do livro.

De acordo com o autor, embora os pais saibam a importância do desenvolvimento das habilidades não-cognitivas, a mensagem que geralmente recebem da escola é a de que os resultados dos testes escolares são mais importantes. Por isso, saber diferenciar o que é cognitivo na educação e o que não é faz toda a diferença. Pais e educadores devem atentar-se para a importância do desenvolvimento e da avaliação de outras habilidades, tais como persistência, autocontrole, curiosidade, determinação, escrupulosidade, dentre outras, se desejam que as suas crianças alcancem o sucesso de fato.

É claro que cada criança tem o seu temperamento, e a genética influencia muito no seu modo de ser e de perceber as coisas ao seu redor. Mas é verdade também que o ambiente familiar influencia bastante no desenvolvimento dessas competências e habilidades já nos primeiros dias de vida.

Leia a matéria completa sobre as habilidades e competências não-cognitivas no site Educar para Crescer.