Como aproveitar o tema Copa do Mundo em sala de aula

Foram muitas as notícias que saíram na imprensa nacional sobre a Copa do Mundo. Todas essas informações serviram de inspiração a vários cronistas que escrevem para os principais jornais do País. Alguns literatos são famosos por terem retratado o universo do futebol: José Lins do Rego, Luis Fernando Veríssimo e Nelson Rodrigues são alguns nomes que já divertiram muitos brasileiros.

Aproveitando o clima pós-Copa, que tal propor aos seus alunos uma aula sobre crônica com o tema Copa do Mundo? Certamente, os seus alunos terão muito a dizer, ou melhor, a escrever sobre os jogos. Mas, antes de sugerir a escrita das crônicas, vale a pena fazer a indicação de algumas leituras para que eles possam se familiarizar com o gênero. O ideal é que a coletânea de textos tenham o “futebol” como assunto principal.

Podem ser realizadas leituras individuais e coletivas das crônicas. O importante é que os alunos destaquem as principais características do gênero e os recursos estilísticos utilizados por cada autor (metáforas, comparações, ironias, narrador-personagem, etc.).

Depois que já estiverem familiarizados com a crônica, é hora de os alunos iniciarem a escrita. Não se esqueça da importância de divulgar as produções dos alunos no mural da escola.

Fonte: Nova Escola