Como ajudar o meu filho a estudar matemática?

A matemática costuma ser uma das disciplinas com a qual os alunos sentem mais dificuldade. Mas, sabemos que a sua importância ultrapassa as salas de aula e que, em muitos momentos de nossas vidas, teremos que relembrar “aquela” fórmula ou conceito aprendido na escola para resolver um problema simples. Algumas atividades podem ajudar o seu filho a estudar matemática de maneira lúdica.

Existem muitas maneiras de os pais ajudarem os filhos a superar as dificuldades com a disciplina. Os jogos de tabuleiro são excelentes para estudar matemática, pois treinam o gerenciamento de valores, estratégia e lógica. Jogo da Velha, Dama, Xadrez, Banco Imobiliário são alguns exemplos de jogos que podem ensinar e, ao mesmo tempo, divertir.

Os Jogos de Cartas também são ótimos para o ensino de sequência, de uso de valores, de estratégia, de coordenadas e de vetores, além de proporcionarem momentos de diversão entre a família.

Adição, subtração e divisão podem ser aprendidos no supermercado ou enquanto se prepara uma receita. Ao fazerem um bolo, por exemplo, pais e filhos podem trocar ideias sobre quantidades, pesos e medidas.

Aplicativos e jogos de computador

Desde que bem selecionados, aplicativos e jogos de computador também auxiliam as crianças no estudo da matemática. Labirintos, tesouros escondidos, jogos de caverna e de explorações subterrâneas auxiliam no entendimento de sequencia, tamanho, geometria e de contagem. Aplicativos, como o Ensina Mais Números, são ótimas opções para a aprendizagem.

Complemento escolar

Além da utilização das estratégias acima, os pais podem também matricular os seus filhos em uma escola de complemento escolar. Recomendada aos alunos de Ensino Fundamental I e II, a Ensina Mais é uma ótima alternativa para os alunos que sentem dificuldade em acompanhar os conteúdos de matemática.

Fonte: Dicas de Educação