Como agir diante de uma atitude negativa em sala de aula

O comportamento das crianças é um reflexo da estrutura das próprias famílias, de acordo com Flávia Vivaldi, educadora, mestre em Psicologia Moral e formadora de professores. Antes, os pequenos enfrentavam conflitos pessoais com dois ou mais irmãos, tendo que lidar com frustrações e com experiências do compartilhar e do ceder, por exemplo. Hoje, de acordo com a educadora, muitas crianças chegam na escola sem as ferramentas psicológicas necessárias para lidar com conflitos e frustrações. Então, como lidar com essa situação? Estabelecer regras e limites é o primeiro passo.

Tanto os pais quanto os professores devem levar os pequenos a restaurar o que foi prejudicado por uma atitude negativa. Ao invés de punir a criança quando ela bate ou empurra um colega, o adulto deve mediar a situação, dando espaço à vítima da agressão para falar sobre como se sentiu. Em seguida, o autor da agressão deve ser levado a pensar sobre a sua atitude. Perguntas do tipo “você gostaria que fizessem isso com você?” e “o que você pode fazer para corrigir a sua atitude?” são válidas nesse momento.

Retirar a criança do ambiente quando insiste em não seguir uma determinada regra é outra ação que pode ser tomada pelos responsáveis. Assim, ela perceberá que as suas atitudes negativas sempre terão consequências. Vale ressaltar que intimidação e alteração no tom de voz não são atitudes recomendáveis. Mostrar firmeza enquanto explica para a criança que ela poderá retornar ao ambiente quando decidir seguir as regras do grupo é o mais aconselhável.

Fonte: Gestão Escolar