Saiba mais sobre a importância do sono para crianças e adolescentes

Especialistas afirmam: um adolescente necessita de, no mínimo, nove horas de repouso diário. Mas nem sempre é isso o que acontece, e a falta de sono pode ser a causadora de muitos problemas dentro da sala de aula. Indisposição, reclamações frequentes, brigas e discussões com colegas de classe podem ser indícios de que o seu filho não está descansando o suficiente.

Para garantir que as horas dedicadas aos estudos sejam produtivas, as crianças devem estar na cama às 21 horas. Assim, às 6 horas já estão bem-dispostas para as atividades do dia. A falta de descanso compromete a atividade neurológica e o raciocínio.

De acordo com a psicopedagoga Nadia Bossa, diretora científica da Associação Brasileira de Psicopedagogia (ABPp), a família deve se organizar para que as necessidades do corpo do adolescente sejam respeitadas. Além de sugerir que as escolas deem um tempo a mais para os estudantes dormirem pela manhã, ela diz que o descanso de 30 minutos após o almoço pode compensar o cansaço causado pela noite mal dormida, apesar de não solucionar o problema.

Fonte: Educar para Crescer