Saiba qual é a importância da criação de jogos pelas crianças

Há uma infinidade de opções de brinquedos disponíveis no mercado hoje em dia. Mas será que todos eles estimulam a criatividade dos pequenos? Especialistas são unânimes em afirmarem que, para que a criatividade e a autonomia sejam estimuladas nas crianças, não há nada melhor do que incentivá-las a produzirem os seus próprios brinquedos. Isso mesmo! É importante incentivar a criação de jogos pelas crianças.

Ao se juntarem para produzir um brinquedo, crianças e adultos têm a oportunidade de vivenciarem um momento muito rico e de fortalecerem os laços. Além disso, a criação de jogos em parceria agrega muito mais valor ao jogo ou brinquedo, tornando-o mais especial.

A pedagoga Márcia Murillo dá algumas dicas aos pais que desejam estimular os seus filhos a criarem os seus próprios brinquedos:

  • Proponha a criação de jogos que tenham relação com o cotidiano da criança. Outra dica é buscar por assuntos que sejam de seu interesse.

  • Os jogos não devem visar à competição, mas a cooperação entre os jogadores. Por isso, pense bem em quais serão as regras.

  • Tenha sempre guardados materiais que podem ser úteis na produção de um jogo, como botões, tesoura, cola, folhas, canetinhas, dentre outros.

Que tal propor a criação de um jogo da memória com as fotos da família ou um quebra-cabeças com uma imagem recortada de uma revista?

Fonte: DiarioWeb