O que é Dificuldade de Aprendizagem e Transtorno de Aprendizagem? Entenda

Saber a diferença entre Dificuldade de Aprendizagem (DA) e Transtorno de Aprendizagem (TA) faz uma grande diferença na hora de auxiliar as crianças que apresentam problemas na assimilação dos conteúdos escolares. Tanto a Dificuldade de Aprendizagem quanto o Transtorno de Aprendizagem proporcionam um grande impacto na vida dos pequenos estudantes, e é fundamental que a escola e os pais estejam preparados para tomarem as decisões certas a fim de que as crianças possam passar por um processo de aprendizagem sadio.

A Dificuldade de Aprendizagem não está ligada a fatores orgânicos, isto é, ela tem raízes nas questões psicopedagógicas e/ou sociais, e não a problemas cognitivos. As causas da Dificuldade de aprendizagem são variadas. Mudança de escola e de cidade, separação dos pais e outros problemas familiares, envolvimento com drogas e efeitos colaterais de medicamentos são algumas das principais causas da DA.

Já o Transtorno de Aprendizagem caracteriza-se pela presença de uma disfunção neurológica, que pode envolver falta de maturidade, lesões cerebrais, fatores hereditários e/ou disfunções químicas. Geralmente, o Transtorno dá os primeiros sinais no início da infância, e as funções mais afetadas são a linguagem, as habilidades viso-espaciais e as condições motoras.

Os principais Transtornos de Aprendizagem afetam a capacidade de ler, escrever e de calcular, além de serem as causas do déficit de atenção e da hiperatividade. O diagnóstico dos Transtornos de Aprendizagem pode ser feito somente por profissionais especializados e experientes.

Fonte: Direcional Escolas