Chegou a lição de casa. E agora?

Para muitos pais, é importante acompanhar de perto e ser rígido na cobrança das lições de casa. Porém, um estudo realizado nos Estados Unidos e publicado no livro “The Broken Compass: Parental Involvement With Children’s Education” (em tradução livre, “A Bússola Quebrada: Envolvimento dos Pais na Educação Infantil”) aponta que estudar com os filhos nem sempre os beneficia.

Os pesquisadores afirmam que as crianças que resolvem as atividades sozinhas desenvolvem maior autonomia e têm notas mais altas do que aquelas que recebem auxílio regular. Além disso, muitas vezes os familiares não têm domínio do conteúdo ou conhecem métodos de estudos diferentes e, na tentativa de ajudar, podem confundir ainda mais os alunos.

Às vezes, assistir a um filme, jogar um game ou bater um papo sobre o assunto estudado pode contribuir muito mais para o desempenho escolar dos pequenos do que forçá-los a ficar horas na escrivaninha até terminar o dever. A função dos pais é, portanto, incentivar e dar suporte para que os filhos possam enfrentar os desafios da educação com desenvoltura. Faça a sua parte!

Fonte: Pais e Filhos