Como trabalhar a pontuação no Ensino Fundamental

Considerado um dos idiomas mais complexos do mundo, o Português desperta uma série de dúvidas tanto nos alunos quanto nos professores. Por isso, é importante traçar estratégias que minimizem as dificuldades de escrita e otimizem as metodologias de ensino.

Um dos problemas recorrentes é a pontuação – ou falta dela. Muitas crianças e adolescentes têm dificuldade em utilizar parágrafos, misturam as falas do narrador e dos personagens e usam marcas gráficas de maneira confusa.

A partir do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental, é possível trabalhar o tema com mais profundidade. O primeiro passo é analisar a produção de textos da turma, a fim de observar suas reais necessidades de aprendizagem, e buscar novos conhecimentos sobre o assunto.

Os educadores, então, podem propor pesquisas em materiais impressos, estimulando a observação dos sinais em diferentes gêneros e os efeitos de estilo de diversos autores. Também é interessante propor redações em duplas, aplicar revisões coletivas e sistematizar discussões em sala de aula.

Fonte: Gestão Escolar