Seu filho protegido também na internet

Qualquer criança, atualmente, é capaz de utilizar um smartphone ou tablet tão bem quanto um adulto. Aliás, os pequenos costumam se dar melhor com essas ferramentas do que os adultos. Ainda assim, a navegação e o acesso irrestrito não são aconselháveis, já que a criança pode acessar, acidentalmente, conteúdos impróprios para a sua idade.

Como a navegação segura se faz necessária, principalmente quando é a criança que está utilizando o aparelho, algumas soluções serão apresentadas.

  1. Somente aplicativos e jogos aprovados

Nos casos de tablets com Android 4.3 ou superior, existe a possibilidade de criar perfis restritos. Com eles, você pode limitar o seu filho a acessar somente aplicativos e jogos de sua preferência. Esse recurso permite que você controle o acesso a conteúdos adultos pelo aparelho.

  1. Filtros de maturidade na Google Play

É isso mesmo. Com este recurso, evita-se que uma criança faça download de conteúdo adulto pela Google Play. Clique aqui e saiba como ativar o filtro de maturidade.

  1. Aplicativos, só se forem da loja oficial

Ou seja, se precisar baixar algum aplicativo, utilize a Google Play ou a App Store para garantir que está baixando algo seguro em seu aparelho.

  1. Ative a busca segura

Caso seja feita alguma busca pelo celular ou pelo tablet, o Safe Search fará a filtragem que você precisar. Ative-o acessando a página de Configurações de Pesquisa e indique o nível de filtragem de que precisa.

  1. Filtre, também, os vídeos do YouTube

Assim como com o Safe Search, o YouTube também possibilita que você filtre os assuntos que não deseja que o seu filho encontre em suas buscas pela página. Para isso, vá até as Configurações e acione o nível de segurança necessário.

  1. Ensine-os a se protegerem

Ainda que todos esses recursos sejam ativados, fundamental é que as crianças sejam orientadas a não compartilhar informações como seu nome, telefone e endereço e, até mesmo, suas fotos, ainda que esteja conversando com amigos. A regra para ambientes virtuais deve ser a mesma aplicada na vida real: nunca conversar com estranhos.

  1. Na dúvida, bloqueie a tela

Ative o bloqueio de tela para que suas informações não fiquem disponíveis a todo o tempo. Ainda mais quando você não estiver utilizando o aparelho.

Se tudo o mais falhar, equipamentos da Samsung, como o Galaxy Tab S, possuem mais um recurso importante que é chamado de Modo Infantil. Quando acionado, o aparelho se transforma, modificando a sua interface, apresentando ferramentas educacionais, como jogos infantis e e-books com animações próprias para crianças. Além disso, o Modo Infantil permite que você escolha os aplicativos aos quais a criança terá acesso e também é possível determinar um horário para que a criança utilize o aparelho.

Fonte: Pais e Filhos