Dicas para o seu filho se sair bem no segundo semestre

A presença e a participação da família durante o processo de aprendizagem dos jovens são extremamente benéficas, e cultivam desde cedo o interesse pelos estudos! Sendo assim, procurar maneiras de ajudar o seu filho a estudar em casa pode ser o ponto inicial para uma trajetória repleta de novos conhecimentos e conquistas. Confira aqui cinco dicas para ajudar seu filho a se sair bem durante o segundo semestre letivo e também em sua rotina de estudos escolares. 

Organize um cronograma de estudos

O hábito de realizar as lições de casa e revisar os conteúdos aprendidos em sala de aula é fundamental para fixar o aprendizado. Nesse sentido, ajudar seu filho a organizar um cronograma de estudos é uma maneira de incentivar o aprendizado e evitar o acúmulo de tarefas escolares. Por isso, incentive a criança a estudar uma disciplina diariamente, relendo os textos que foram usados em sala ou resolvendo os exercícios propostos para casa. 

Incentive o uso de uma agenda escolar 

Auxiliar seu filho a organizar uma agenda escolar é uma opção eficiente para ajudá-lo a se sair bem durante o segundo semestre letivo. Anotar os dias das provas e também as datas para a entrega das tarefas e projetos é um procedimento útil para tornar a rotina de estudos mais tranquila. Além disso, o uso desse diário escolar ajudará você a acompanhar de perto o ritmo das aulas.

Estude com o seu filho

Estar presente durante os momentos de estudo incentivará seu filho a se dedicar mais aos estudos! A sua presença motivará a criança e demonstrará o seu apoio, reforçando que você poderá ajudá-la em casos de dúvidas ou dificuldades com os exercícios. Ainda, o acompanhamento das lições de casa e das revisões dos conteúdos permitirá que você veja o progresso do seu filho e o ritmo das aulas, e também tenha maior facilidade em identificar possíveis contratempos no processo de aprendizagem. 

Prepare um cantinho para os estudos

Um ambiente tranquilo é essencial para um bom momento de estudos! Portanto, organize um cantinho para que seu filho possa estudar sem distrações, mantendo-se afastado da televisão, dos gadgets tecnológicos ou de fontes de barulho excessivo. É importante que o espaço seja adequado para o momento, ou seja, tenha boa iluminação, e mesa e cadeira adequadas à estatura da criança. 

Procure alternativas divertidas para os estudos

Explorar outras formas de estudar em casa também pode ser uma alternativa para reforçar a aprendizagem e ajudar o seu filho a se sair bem nas matérias escolares. Juntos, vocês podem ler um livro ou assistir a um documentário cujo tema dialoga com os conteúdos estudados em sala de aula. Também é possível combinar uma visita aos museus da sua região junto aos colegas de sala, ou pesquisar experiências interessantes e divertidas para reforçar o aprendizado de conceitos relacionados a química e física, por exemplo. 

Estar presente na rotina de estudos do seu filho será muito benéfico e irá incentivá-lo a alcançar bons resultados ao longo do segundo semestre letivo. Além disso, a participação da família no processo de aprendizagem desde cedo trará bons hábitos de estudos e, consequentemente, muitas vantagens para as vivências acadêmicas a longo prazo!

Se você gostou deste post, aproveite a visita ao nosso blog e confira outros conteúdos que podem interessá-lo:

Como preparar o seu filho para o futuro

O que perguntar para os professores do seu filho em uma reunião de pais?

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!