7 dicas para fazer seu filho gostar de estudar

Quem tem filhos sabe como pode ser difícil fazê-los estudarem com dedicação, não é mesmo? Os pequenos perdem a concentração facilmente e encontram desculpas para não fazer o dever de casa. Mas se engana quem acha que precisa ser sempre assim! Existem diversas maneiras de fazer as crianças gostarem de estudar e nós vamos te ajudar nisso! Confira as dicas:

Ensine coisas a ele durante seu dia a dia

Ao longo dos primeiros anos de vida, a criança aprende entrando em contato direto com o mundo. Tocar em coisas, movê-las de lugar e até mesmo quebrá-las é um método de aprendizado que vem praticamente enraizado em nossos cérebros. Mas ele não precisa ficar necessariamente no passado.

 Com o passar do tempo, coisas que antes pareceriam incríveis se tornam óbvias e começamos a deixar de ver o mundo de maneira mais entusiasmante. Então, quando estiver com seu filho, procure prestar atenção ao mundo ao seu redor.

 Por exemplo, quando estiver no carro com ele, por que não contar sobre como as pessoas se locomoviam em cavalos e carruagens antigamente? Ou até sobre como talvez as pessoas irão se mover muito mais rápido no futuro? Esses pequenos pedaços de informação podem ativar uma grande curiosidade nos pequenos, incentivando-os a aprender mais sobre aquilo.

Não os subestime

Subestimar a compreensão das crianças é um erro comum entre pais. Deixar de explicar algo ou até não incentivar a curiosidade por achar que “eles não têm idade para entender isso” é um tiro no pé para quem deseja vê-los estudando naturalmente.

 Até mesmo coisas bastante complexas podem ser explicadas de forma simplificada para as crianças. Digamos, por exemplo, que seu filho de 5 anos deseja aprender como motores de carro funcionam. Em um primeiro momento, é fácil pensar que entender os processos químicos e mecânicos da queima de combustível e tração nas rodas é difícil demais para uma criança entender. Mas por que não tentar?

 Não há mal algum em explicar brevemente o funcionamento de um motor. Mesmo o não-entendimento da questão pode trazer benefícios, afinal, novas dúvidas surgem a partir disso e a curiosidade continua presente!

Ensine-o a aprender

Hoje, além de aprender efetivamente sobre as questões e tópicos necessários para um crescimento intelectual pleno, precisamos “aprender a aprender”. A constante evolução do mundo contemporâneo e os novos desdobramentos que isso provoca exigem firmemente essa habilidade.

 Saber como e onde procurar novas informações é um conhecimento essencial para as crianças, já que ninguém nunca deve parar de estudar. Desenvolver foco, concentração e criatividade são fatores essenciais para isso, e você pode encontrar muitos livros sobre o assunto. 

Relacione conteúdos a coisas de que ele gosta

Um dos maiores incentivos possíveis para o estudo é relacionar conteúdos estudados na escola a coisas de que as crianças gostam. Sua filha gosta de foguetes e aviões? Aproveite isso para incentivar o estudo de física e matemática. Quem sabe esse interesse não se desenvolve em uma grande carreira em engenharia aeronáutica no futuro? 

Mas não deixe os interesses aparecerem por si só: expor seu filho a coisas novas sempre que possível é uma ótima ideia. Além de museus de ciência e arte, existem centenas de eventos interessantes aparecendo em todos os lugares. Então aproveite! 

Aprenda com ele

Se você quer fazer seu filho gostar de estudar, não fique apenas sentado esperando pelo melhor. Procure aprender também e encontre projetos nos quais você possa ajudá-lo. Dessa forma, você trará um grande incentivo para o pequeno. 

Ver você também descobrindo coisas novas é bastante benéfico para as crianças. Ir além da sala de aula traz inúmeros benefícios para o aprendizado formal e desperta curiosidades que serão saciadas somente com o estudo. Por exemplo, que tal construir algo em madeira ou quem sabe até mesmo arrumar algo quebrado em casa com a ajuda dele? 

Entenda as dificuldades do seu filho

Boa parte dos conteúdos da escola são aprendidos de forma linear e, portanto, alguns pré-requisitos são necessários para avançar. Na matemática, não entender multiplicação, por exemplo, o impedirá de entender a divisão. Identificar os pontos de dificuldade é essencial para ajudar as crianças a manterem o interesse nos estudos. 

Coloque-o em uma escola de complemento

Escolas de complemento são especializadas no desenvolvimento intelectual das crianças e, portanto, precisam manter o interesse delas no estudo.  A Ensina Mais possui um ensino individualizado, em um ambiente muito bem preparado para facilitar o aprendizado, e um método que abraça por completo o mundo digital, aproximando-se ainda mais das crianças. 

Matricule seu filho na Ensina Mais!

 A Ensina Mais garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!