Como fazer o seu filho ter foco e concentração

Uma das maiores preocupações dos pais quando os filhos começam a desenvolver as suas habilidades intelectuais é se também vão conseguir ampliar a capacidade de foco e de concentração. Dessa maneira, é comum os pais procurarem maneiras e soluções para ajudar as crianças a terem mais atenção nas atividades que elas realizam. 

A ansiedade é uma das principais razões pelas quais as crianças não conseguem ficar em uma mesma atividade por muito tempo. Outro fator é a forma como os pais agem: se eles forem muitos agitados e ansiosos, as crianças aprendem podem desenvolver as mesmas características. Para ajudar seu filho, as atitudes corretas devem partir dos pais. Por isso, confira 5 dicas para como fazer o seu filho ter foco e concentração. 

Remova as distrações

Um das melhores formas de conseguir manter uma criança atenta é removendo suas distrações. Cada atividade deve ser sempre priorizada, por isso é preciso desligar aparelhos eletrônicos, colocar distantes todos os brinquedos e remover qualquer coisa que possa distrair a criança. Ter horários para cada uma das suas atividades também ajuda, para que a criança entenda que há hora de brincar, de comer, de dormir e claro, de estudar. 

Crie o hábito da leitura de livros

Desde cedo, crie uma rotina que insira a leitura no dia a dia da criança. Dessa forma, ela já vai estar habituada à necessidade de atenção que precisa dar ao ler um livro. Invista em livros impressos, que exigem mais atenção, além de histórias que a estimule e a faça querer chegar ao fim da história, como também, querer ler outros livros. 

Incentive a prática de atividades físicas

Diversos estudos comprovam que incentivar a prática regular de atividades físicas, aumenta a capacidade de foco e de concentração da criança. Dessa maneira, elas aprendem a canalizar a energia em um só momento, ficando mais presentes em cada um dos seus movimentos. Além disso, você também pode realizar exercícios de relaxamento com respiração e até mesmo meditação. 

Dê tempo para a criança

Se a criança demora muito tempo para realizar uma atividade, não tente interrompê-la ou apressá-la. Sempre vá aos poucos e junte-se a ela, desenvolvendo a habilidade de ficar mais rápido. Dessa maneira, a criança não sente a necessidade de fazer as coisas com pressa e fica mais atenta ao que está fazendo. Depois que cada tarefa for concluída, valorize o trabalho e o desempenho do seu filho, assim ele vai se sentindo cada vez mais confiante e capaz de concluir atividades. 

Faça atividades que estimulem o raciocínio

Mesmo com o grande avanço das tecnologias, as atividades analógicas são fundamentais para o desenvolvimento das crianças. Portanto, ao invés de substituir uma pela outra, é importante realizar as duas ao mesmo tempo. Mesmo que a criança prefira jogar um game eletrônico, é essencial também jogar dominó, jogo da velha, forca entre outras atividades que estimulem a interação. 

Esperamos que essas 5 dicas te ajudem a aumentar a capacidade de foco e de concentração do seu filho. Dar atenção para o momento presente é uma habilidade que deve ser construída. Por isso, faça dessas práticas uma rotina dentro e fora de casa. 

Fazer com que seus filhos desenvolvam seus talentos desde cedo faz parte da infância e é essencial para ditar um futuro brilhante. Conheça os cursos Ensina Mais Turma da Mônica e prepare seu filho para o mundo!