Habilidades emocionais que você deve auxiliar o seu filho a desenvolver

Todo adulto é resultado de inúmeras experiências que adquiriu na vida e principalmente do que aprendeu durante a infância. As habilidades de relacionamento são construídas de acordo com a nossa principal influência, que é a família! Por isso é tão importante acompanhar uma criança e ensiná-la a ter empatia, tolerância e muitas outras competências socioemocionais que vamos te mostrar agora. Confira!

Empatia

Essa aptidão está por trás de todas as outras emoções, a partir de quando começamos a entender o que vivenciamos. Ajudar a criança a refletir sobre suas vontades e angústias, como frustração, cansaço ou nervosismo, e nomear cada sentimento faz com que ao longo do tempo ela saiba que essas situações são normais, ao mesmo tempo que é necessário ter o controle sobre elas!

Paciência

As situações que nos exigem paciência são incontáveis: na sala de aula, em filas ou ajudando alguém com dificuldades. Uma boa dica que pode ser fundamental é ensinar a paciência por meio da brincadeira! Plantar um feijãozinho em um algodão e acompanhar com a criança o desenvolvimento da planta é uma boa experiência, porque aos poucos ela vai entendendo que as coisas precisam de tempo.

Jogos de tabuleiro também exercitam isso quando a criança precisa esperar sua vez, além de ela não poder jogar de qualquer maneira, já que também deve respeitar as regras combinadas. Conforme os pequenos vão crescendo, as brincadeiras podem se tornar mais complexas e exigir mais foco!

Tolerância

Para desenvolvermos nossa habilidade social, o papel da escola é extremamente importante, porque nos permite o convívio com diferentes pessoas. A criança passa a entender que nem todo mundo é como ela em questões raciais, religiosas ou econômicas e cada vez mais aprende a ser tolerante! Por isso é tão importante levá-la para conhecer culturas com as quais não está acostumada a conviver habitualmente.

Autoconhecimento

O passo mais importante para o autoconhecimento é saber nomear as emoções. Para que a criança consiga fazer isso, os pais podem ajudá-la a analisar cada momento, nomeando e citando os motivos para o que está acontecendo.

Por exemplo, se ela chega em casa sentindo raiva de algum amigo, primeiro é preciso saber o que a levou a isso e indicar o nome daquilo, permiti-la sentir, e depois conseguir controlar para finalmente voltar ao estado de bem-estar.

Comunicação

O poder da comunicação começa quando somos bebês. O diálogo entre pais e filhos é essencial para guiar o pequeno na compreensão dos sentimentos citados acima, ao mesmo tempo que ele aprende a se expressar. Então, eles passam a ser mais compreensivos e menos nervosos quando querem alguma coisa ou estão desconfortáveis com certas situações.

O retorno de cada ensinamento pode ser inimaginável! É surpreendente ver as mudanças nas crianças e como elas passam a ser mais equilibradas emocionalmente a partir dos auxílios de suas maiores influências. Confira aqui o nosso post sobre as atitudes que os pais devem ter para desenvolver a autoestima do filho!

Matricule seu filho na Ensina Mais!

A Ensina Mais garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!