Como fazer o rendimento escolar do seu filho progredir

A participação dos pais na vida escolar dos filhos os ajuda muito no aproveitamento de seu tempo. Talvez a hora de começar a agir seja quando o rendimento deles não está como desejado, e observar os motivos é o primeiro passo! Assim, você poderá deixar a criança motivada na matéria em que ela tem dificuldade e causar um impacto positivo! Aqui estão algumas estratégias para que isso funcione:

Estabeleça uma rotina

Definir um horário para a lição do seu filho, aos poucos o faz entender que isso é sempre melhor que deixar para a última hora! Faça um pequeno cronograma do ano escolar, coloque em uma pequena lousa na parede, e deixe-o ir riscando.

Importante também é o lugar e a maneira como os estudos são feitos, mesclando-se sempre com conteúdos lúdicos para não tornar a atividade tão monótona. Com certeza a postura da criança irá mudar, e aos poucos você nem vai precisar lembrá-la de fazer isso.

Acompanhe os deveres de casa

Estar sempre por perto, mas não exercendo pressão, é um bom método para a criança lembrar de se manter focada e fazer a lição até o final. Através do estabelecimento da rotina, você poderá acompanhar seu filho caso tenha dúvidas em alguns assuntos, e ao invés de dar a resposta direto, estimule-o a pesquisar e ir atrás das respostas!

Crie uma área de estudos saudável

O ambiente de estudo é muito importante para a boa concentração. Valorize uma iluminação sem sombras, com livros e internet à disposição, e uma mesa com todo o material de escrever necessário, para que a criança não precisa sair do lugar para pegar. Uma escrivaninha com esses itens já é o suficiente!

Não cobre demais

Estar sempre perto monitorando não significa cobrar. A pressão em excesso causa o efeito contrário na criança, podendo fazer com que ela se desestimule a estudar. Dessa maneira, somar todos as outras dicas do texto fará com que a criança se acostume a estudar, e cada vez menos você vai precisar lembrá-la de fazer isso.

Estimule seu filho com conteúdos divertidos

Existem várias plataformas que ensinam enquanto os pequenos se divertem. O conhecimento extracurricular pode ser estimulado através de jogos de tabuleiro, filmes educativos, aplicativos e passeios para lugares como museus interativos.

O universo dos jogos tem muito a mostrar sobre vários assuntos, como história, geografia, animais, química, e até matemática! Clique aqui para conhecer aplicativos educativos para você brincar com seu filho.

Mantenha contato com a escola

Criar um vínculo com os diretores e professores da escola pode te ajudar a entender o ritmo que seu filho segue todos os dias. Eles poderão ser seus aliados e sempre converse com a criança para ela sempre ouvi-los. Saber o que está acontecendo na escola será um bom método de aproximação dos estudos dela.

Estimule a leitura

Aproveite aquele passeio no shopping ou no centro da cidade para estimular o seu filho a consumir livros. Sebos e livrarias estão cheios de influências visuais que atraem as crianças, e você perguntar por quais elas se interessam é um grande passo para o hábito!

Quando chegarem em casa, estabeleçam um horário fixo para lerem um livro juntos e depois conversarem sobre ele. A hora de dormir é o grande clichê dos filmes, mas que funciona muito bem! Além de relaxar a criança e estimular sua imaginação, ela acompanha as imagens e as letrinhas com quem está lendo.

Esperamos que com o tempo essas ações se tornem parte da rotina de você e sua família! Vocês verão a mudança a longo prazo, e a persistência fará com que o hábito tome vida.

Matricule seu filho na Ensina Mais!

A Ensina Mais garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!