Atividades para fazer com as crianças durante as férias

As férias podem ser a época mais desejada pelas crianças, porém para os pais é um período que requer muita criatividade. Por terem bastante tempo livre, as crianças acabam aproveitando para gastar suas energias e inventar novas brincadeiras a todo momento.

Para que elas não fiquem entediadas na sua casa, a Ensina Mais vai te dar dicas infalíveis de atividades que vão divertir tanto seus filhos quanto você neste começo de ano! Veja:

Piquenique de café da manhã

Durante as férias, algumas crianças têm muita dificuldade de acordar cedo, não é mesmo? Isso faz com que o dia se desregule e tenha um efeito de avalanche para o resto do mês! Uma boa técnica para incentivá-las a levantarem entusiasmadas é preparar um piquenique com frutas, sanduíches e outras comidas gostosas e levar seu filho para o parque mais legal da cidade para um passeio.

Brincar de teatro

Transforme sua sala em um grande palco para peças! Não há nada mais fácil que pendurar um lençol aqui e ali para imitar a atmosfera do teatro. Toda criança tem a imaginação perfeita para inventar uma história ou adaptar alguma que já ouviu para o formato de peça. Dá para chamar a família toda para assistir do sofá, e quem sabe acontece uma segunda vez, não é?

Combinar com outros pais de dividirem as casas

Sempre tem aquele amiguinho que também não foi viajar e deve estar passando pelo mesmo que sua família! Por isso, uma boa ideia é ligar para os pais dele e combinar das crianças se encontrarem! Dá para alternar entre as duas casas e os pais podem aproveitar o tempo para resolverem algumas coisas que nenhuma criança curte, como ir a bancos e lojas.

Maratona de filmes

Com certeza você e seu filho têm vários filmes favoritos em comum! Por que não fazer uma sessão de cinema em casa? Os requisitos são óbvios e necessários, como a pipoca e o colchão na frente da TV se todo mundo não couber no sofá.

Cozinhar bolos e biscoitos

Essa é a melhor época para ensinar a criança a cozinhar! Dá para aproveitar e fazer cookies com chocolates coloridos, bolos de vários sabores diferentes e pudins de leite condensado. No final de cada processo, é possível aos poucos ensinar à criança a responsabilidade de limpar a cozinha, e ela te ajuda a guardar tudo depois!

Comprar material escolar

As aulas voltam já já! E quanto mais próximo do dia, mais lotadas ficam as papelarias. É muito divertido levar a criança para comprar seu próprio material, porque ela pode escolher quais são seus personagens preferidos para caderno, mochila, pasta, entre outras coisas.

Fazer uma nova decoração do quarto

Na internet existem milhares de vídeos que ensinam a fazer objetos de decoração em casa. Você e seu filho poderão se organizar para fazer várias coisas para a casa juntos! Durante o ano, é quase impossível arranjar tempo para repaginar o quarto, e agora pode ser a hora de dar um visual novo para a casa.

Tomar banho de mangueira no quintal

Os dias estão tão quentes que não há nada mais refrescante que um esguicho de água! Para tomar banho de mangueira, é legal chamar os vizinhos e os amiguinhos da criança para eles gastarem energia juntos. A sensação é quase como nadar na piscina, só que em terra firme mesmo!

Quais dessas atividades você e seu filho gostam de fazer? Além dessas, existem vários outros jeitos criativos de fazer o tempo passar. Se ele gosta bastante de jogar no smartphone, que tal aprender brincando? Confira este conteúdo e conheça alguns aplicativos educativos para ele brincar!

Matricule seu filho na Ensina Mais!

A Ensina Mais garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!