Como ajudar seu filho a ser mais confiante

Todos nós começamos a desenvolver nossa personalidade a partir da infância. Algumas crianças são mais introvertidas, outras mais extrovertidas, e cabe aos pais acompanhar esse crescimento. Muitas delas demonstram insegurança, o que faz com que tenham algumas dificuldade em certas situações. A Ensina Mais Turma da Mônica sabe exatamente como isso funciona e vai mostrar para você como ajudar seu filho a melhorar muito nesse aspecto. Confira!

Dê tarefas a ele

De acordo com a idade, você pode pedir para que ele te ajude em algumas coisas de casa. Isso fará com que a criança se sinta mais útil e importante! Atividades como alimentar os animais, regar plantas e guardar os brinquedos podem ser um ótimo começo, e não se esqueça de pedir “por favor” e agradecer. A maneira com que você a abordar pode fazer muita diferença, e a criança não deve se sentir forçada a nada.

Demonstre orgulho por suas conquistas

Mesmo as pequenas coisas que seu filho faz são muito importantes para ele. Comemorar o sucesso dele demonstra que você reconhece que ele está fazendo um bom trabalho, e aos poucos sua confiança vai crescendo. Cada conquista poderá ser uma pequena festa! Vocês podem até pensar em algo bem legal para fazer após as conquistas mais importantes, como formaturas e passagens de ano com boas notas.

Deixe-o tomar decisões

Quando a criança tem a chance de tomar alguma decisão que lhe foi oferecida, seu bom senso começa a se desenvolver. É claro que isso precisa ser controlado, e não se deve perguntar o que seu filho quer para o almoço, por exemplo. Afinal, com certeza ele vai preferir comer chocolate!

Situações que envolvam os filmes que ele deseja assistir no cinema ou qual sabor de sorvete ele prefere são bons exemplos para que vocês comecem a estabelecer essa relação. Ele começará a entender um pouquinho mais sobre o mundo a partir do momento que encontrar situações nos quais suas escolhas não poderão ser concretizadas imediatamente.

Converse sobre possíveis frustrações

Situações desagradáveis podem acontecer durante o período escolar e muitas vezes acabam passando despercebidas pelos responsáveis. Conflitos e bullying são muito comuns nessa fase da vida e podem prejudicar bastante a vida das crianças. Por isso é sempre importante manter um diálogo aberto com os pequenos e sempre mostrar que há abertura para que eles falem sobre seus problemas.

Além de problemas com confiança, as crianças podem ter dificuldades com muitas outras questões relacionadas ao crescimento. A Ensina Mais Turma da Mônica se preocupa muito com isso e está disposta a te aconselhar com as melhores dicas! Clique aqui para ler mais.

Matricule seu filho na Ensina Mais!

A Ensina Mais garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!