5 brincadeiras criativas para estimular o desenvolvimento do seu filho

Criatividade é o que não falta na criançada na hora de brincar. A preocupação da Ensina Mais Turma da Mônica com a educação do seu filho baseia-se em encontrar a melhor forma para ele estudar com interesse e dedicação. Além de dicas de como ajudá-lo a aproveitar melhor os estudos, também pensamos em dicas para manter a concentração.

Mas não só pensando em sua evolução na escola, nesse post iremos te mostrar 5 brincadeiras que estimulam o desenvolvimento social e cognitivo da criança! É hora de aprender brincando, que tal conferir?

Cozinhar em casa

Você já parou para pensar que é possível aprender cozinhando? Com a sua supervisão, o ambiente da cozinha pode ser uma grande sala de aula! Medir e contar ingredientes ajuda na percepção de quantidade das coisas, além da hora de pesar, fracionar e analisar as diferentes texturas dos alimentos. Atividades sensoriais sempre são eficazes para aprender na prática tudo aquilo que vemos na escola.

Outra coisa muito interessante seria mostrar ao seu filho os diferentes sabores de cada lugar do mundo, além de analisar os estados físicos de cada alimento, os grupos alimentares e observar todas as mudanças que eles sofrem!

Piquenique no parque da cidade

Fazer um piquenique para observar a natureza pode ser uma grande meditação. Trabalhar a paciência e ensiná-lo a respeitar o tempo das coisas sem ansiedade é uma atividade de longo prazo. Em piqueniques, por exemplo, a melhor coisa a se fazer é ficar sem aparelhos eletrônicos, apenas apreciando o que o lugar oferece! Vocês podem levar comidas bem gostosas e um livro para aproveitar a tarde.

Campeonato de vídeo game

A competitividade é uma atitude que faz bem em alguns pontos. O problema é quando ela é tratada com desrespeito ou falta de empatia, quando alguma criança pode sair prejudicada por outra. A vontade de ganhar algo ou fazer o melhor pode ser algo muito bom quando o espaço do outro não é invadido!

Nada melhor que ensinar o trabalho em equipe e a respeitar seus ganhos e perdas com um campeonato de vídeo game. Sempre supervisionando e observando seu comportamento, você pode chamar os amiguinhos do seu filho para jogar um jogo de corrida, por exemplo!

Pintar

Nunca é demais aprender uma habilidade nova, não é mesmo? Que tal buscar inspiração de desenhos e quadros para você e seu filho tentarem reproduzir? Aos poucos, a criança começa a desenvolver uma percepção artística e uma noção estética interessante.

Experiências científicas

Podemos encontrar inúmeras experiências de ciências voltadas para o público infantil no YouTube, que ensinam sobre todos os fenômenos do mundo. A maioria delas não exige materiais complicados, e pode ser muito divertido reservar um final de semana para construí-las e observar os efeitos. Este site por exemplo ensina muito sobre física com experiências para lá de divertidas!

Todas essas 5 atividades com certeza farão a diferença no desenvolvimento de seu filho, tanto em sua concentração quanto na construção de sua personalidade! Não deixe de ver também algumas dicas para ajudar a criança a ser mais confiante.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!