5 atitudes dos pais que podem prejudicar as crianças

Os filhos são sempre a prioridade dos pais, e a partir do momento em que as crianças entram na nossa vida, passamos a pensar em nossas ações sempre visando o bem delas. As atitudes da família refletem diretamente na personalidade, confiança e até nas decisões futuras dos pequenos. Por isso, é muito importante prestar atenção no seu comportamento em casa e avaliar a forma como sua influência tem acontecido.

Muitas vezes achamos que estamos fazendo o bem, mas nem sempre os resultados são os esperados. Para ajudar nessa missão, nós da Ensina Mais Turma da Mônica listamos as 5 atitudes dos pais que podem prejudicar as crianças. Veja aqui!

Comparar com outras crianças

A autoestima na infância é muito sensível, e a comparação com os irmãos, primos ou até coleguinhas pode ser muito complicada, mesmo que a comparação seja positiva. Esse é o tipo de atitude que pode prejudicar a criança em seu futuro, pois ela criará uma relação de competitividade com as demais pessoas.

Para fazer com que seu filho se empenhe mais, tente elogiar melhoras no comportamento dele mesmo, comparando as respectivas atitudes no passado. Assim, você o incentivará a olhar seu próprio comportamento e tentar se tornar sempre alguém melhor.

Proteger demais

Ninguém quer ver os filhos sofrendo. Seja um ralado no joelho ou as dificuldades na escola, a criança está sujeita a passar por situações difíceis e isso não é algo ruim! É importante que os pequenos enfrentem adversidades e entendam que isso é natural e que os obstáculos podem ser superados. Quando perceber que seus filhos estão com problemas, não resolva para eles, apenas ajude-os a solucionar. Isso fará a criança se sentir confiante, capaz e amparada pela família.

Não participar da vida escolar

Na infância, as brincadeiras parecem a coisa mais importante do mundo, e as crianças podem não se interessar tanto pela escola quanto pelos momentos de diversão, como assistir desenhos ou brincar na rua. Além disso, é na fase escolar que surgem muitas dúvidas e que os pequenos começam a ter relações sociais que nem sempre são tão positivas.

Por isso, a presença dos pais é essencial: é aí que os filhos podem pedir ajuda e a família consegue reconhecer problemas de aprendizado ou de sociabilidade. Para ser mais ativo na vida escolar, vá além das tarefas de casa: pergunte sobre os coleguinhas, conheça os outros estudantes e professores e familiarize-se com a metodologia da escola.

Cobrar demais

A maior preocupação dos pais é quase sempre com o futuro dos filhos. Com isso, é comum matricular as crianças em diversos cursos, exigir tarefas bem-feitas, ajuda em casa e até cobrar as notas mais altas da turma.

Se feita com equilíbrio, essa cobrança pode ser muito positiva, mas em excesso, afeta diretamente a autoestima da criança e faz com que ela se sinta incapaz de fazer até mesmo pequenas coisas. Para evitar que isso aconteça, lembre-se sempre de elogiar as pequenas conquistas e saiba que a criança precisa de descanso. Não esqueça que cada pessoa tem seu próprio tempo!

Minimizar os problemas pelos quais a criança passa

Ninguém gosta de se sentir incompreendido. Quando seus filhos te contarem sobre algum problema, seja um pesadelo ou uma nota ruim na escola, ele espera que você o escute e o ajude a encontrar uma solução.

Para as crianças menores, aquele obstáculo parece sério, e encontrar uma resolução é muito importante. Quando você diz simplesmente que não foi nada, a criança entende que seus sentimentos não têm importância, e que ela deve apenas se calar em situações que a incomodam, o que pode ser muito grave durante as fases de desenvolvimento da infância.

A educação das crianças é um processo muito importante. É essencial que os pais acompanhem os filhos e amadureçam junto com eles! Fique atento à educação e aos estudos de seus filhos, e não deixe de estar presente. Para ajudar ainda mais nesse processo, entenda como desenhar ajuda a criança a desenvolver suas emoções e sua inteligência.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!