Como estimular a escrita do seu filho

A escrita é uma habilidade importante em qualquer âmbito da vida, seja escolar, profissional ou interpessoal. Sabemos que escrever bem não é um dom exclusivo de poucas pessoas: pelo contrário, é um aprendizado que necessita de treino e dedicação, devendo começar desde cedo.

Estimular o ato de escrever é fundamental para o bom desenvolvimento das crianças. Por isso, separamos algumas dicas para te ajudar nesse processo.

Incentive a leitura

A leitura é essencial para a escrita, principalmente porque enriquece o vocabulário e estimula a imaginação. Por esse motivo é tão importante incentivar seu filho a criar o hábito de ler. Ofereça conteúdos que condizem com a idade dele, já que livros muito complexos podem fazer com que eles percam o interesse rapidamente e não criem afinidade pelo ato de ler.

Não tenha preconceitos

Não restrinja o conceito de leitura apenas aos livros: há uma grandiosidade de outras opções, como pequenos contos on-line, jornais ou revistas em quadrinhos. Um bom exemplo nesse sentido é a Turma da Mônica, que há mais de 50 anos vem conquistando gerações e fazendo as crianças tomarem gosto pela leitura, principalmente pelo fato de falar a linguagem delas e conseguir mantê-las interessadas nas histórias.

Filmes e desenhos animados também ajudam

Por mais que não seja por meio da leitura, o entretenimento por vídeo tem o poder de estimular a criatividade e também aumentar o vocabulário das crianças. Opte por produtos voltados para elas, que geralmente têm as histórias criadas exatamente para esse fim educacional.

Faça brincadeiras

Escrever é divertido e você pode aproveitar para criar várias brincadeiras. A infância é um período de muita imaginação, então nada melhor do que utilizar essa etapa para desafiar as crianças a criarem suas próprias histórias, seja criando seus próprios personagens ou aproveitando os que elas já conhecem dos filmes ou livros. Participe também desse processo, escrevendo junto ou lendo os contos que seus filhos criaram.

Utilize as novas tecnologias

Atualmente a tecnologia oferece muitos recursos para estimular a leitura e a escrita, como aplicativos que auxiliam no processo de criar histórias, por exemplo. Por isso, não tenha preconceitos e utilize isso ao seu favor. Gostou das nossas dicas? Aproveite e veja também como fortalecer o diálogo entre você seu filho.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. dastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!