Como ajudar seu filho a se adaptar a uma nova escola

A adaptação a uma nova escola é um processo complicado para as crianças e pode fazer até com que elas percam o interesse pelos estudos. Para não deixar que isso aconteça, confira as nossas dicas e saiba como você pode ajudar os seus filhos a passarem por esse momento tão delicado.

Escute a opinião deles

Por mais que a decisão final seja dos pais, tente inserir a criança no processo da busca. Leve-a para conhecer a futura escola e, se for possível, deixe que ela escolha entre 2 ou 3 opções pré-estabelecidas por você. Saiba que simplesmente colocá-la em um novo local sem que ela ao menos o conheça pode não ser o melhor caminho e dificultará ainda mais a adaptação.

Seja sincero

A criança também precisa entender o que o levou à mudança. Por isso, tenha uma conversa sincera com ela e explique os motivos. Não é necessário dar muitos detalhes aos mais novos, mas pelo menos deixe-os cientes da situação e ajude-os a entender porque isso está acontecendo. Saiba que quando houver uma mudança de endereço e principalmente de cidade, a adaptação será um pouco mais difícil.

Mostre como isso é normal

Nesse período, as crianças se sentirão inseguras, ansiosas e com medo. O seu papel aqui é mostrar como esses sentimentos são normais. Converse com seu filho e diga que você entende pelo que ele está passando, e conforte-o dizendo que, com o tempo, ele irá se acostumar e as sensações ruins não estarão mais presentes.

Ajude-os a manter contato com os amigos

É comum que as crianças sintam saudade dos amigos e fiquem com medo de permanecerem sozinhas.  Primeiro, ajude-as a manter contato com os amiguinhos da antiga escola, propiciando encontros entre eles sempre que possível. Também encoraje seu filho a fazer novas amizades e mostre como as pessoas da nova escola irão gostar dele. Oferecer alguns pequenos eventos na sua casa, como por exemplo um lanche da tarde para alguns coleguinhas, pode ajudar as crianças a criarem esses novos laços.

Converse com a escola

A escola terá aparatos para lidar com a adaptação da criança, afinal isso acontece o tempo todo. Por isso, mantenha uma conversa com a coordenação para que eles te ajudem no processo, pois o seu filho precisa se sentir amparado e confiante também no ambiente escolar. Fale com os professores, porque eles te ajudarão ao deixar a criança confortável em sala de aula e ao incentivar os outros alunos a interagirem com ela.

Passem por isso juntos

Esteja ao lado do seu filho e mostre como vocês passarão por esse momento de adaptação juntos. Tenha interesse pelas atividades que ele está fazendo em classe e escute as novidades que ele tem a contar. Além disso, mantenha-o motivado a acreditar que, em breve, essa fase de mudanças passará e ele estará feliz na nova escola.

Você também tem alguma outra dica para auxiliar nessa adaptação a uma nova escola? Compartilhe com a gente! Continue navegando pelo blog da Ensina Mais Turma da Mônica e confira outras dicas:

Como fortalecer o diálogo entre você e o seu filho

5 brincadeiras criativas para estimular o desenvolvimento do seu filho

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente e seguro para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!