Abordagens criativas para ajudar seu filho a estudar em casa

Não é segredo que muitas vezes há uma barreira entre os estudos e as crianças, principalmente quando se trata de estudar em casa. O gosto por esse atividade é uma prática que precisa ser incentivada pelos pais, e existem diversas abordagens criativas para atingir esse objetivo. Listamos algumas que podem servir para melhorar essa relação com as crianças. Vamos lá!

Transforme os estudos em uma brincadeira

É comprovado que a “gameficação” é uma abordagem extremamente eficaz quando o assunto são os estudos. As crianças possuem grande apetite pela competição e pelo desafio. Implementar um sistema de jogos dando um desafio à criança e depois bonificá-la é um passo que pode alavancar o interesse do seu filho pelos estudos, pois além de poder desfrutar de um momento de brincadeira, cumpre-se também o quesito de aprender de forma saudável.

Use a tecnologia a seu favor

As novas gerações possuem contato desde muito cedo com as tecnologias, e não há como impedir isso. Algumas escolas já estão implementando o uso de aparelhos eletrônicos como suporte de ensino e aprendizado, então por que também não fazer isso em casa? Existem diversos games, plataformas e métodos espalhados pelo mundo tecnológico que podem ser aliados na hora de ajudar o seu filho a estudar, fomentando assim a vontade de aprender.

Crie materiais interativos

Quanto maior o uso de cores, desenhos e condições interativas, mais atrativo será o estudo das crianças em casa. Devido às suas fases de desenvolvimento, as crianças são atraídas por objetos que chamem a atenção, seja visualmente ou algo que envolva a interação delas. Seja treinando matemática com os alimentos no momento do preparo da refeição, com materiais feitos por vocês ou qualquer outra forma de fomentar a vontade de estudar em casa, o momento do estudo não pode se tornar algo chato e maçante para as crianças, por isso essa abordagem pode ser interessante.

Mostre os avanços do aprendizado

Um dos principais motivos pelos quais as crianças fogem dos estudos é por não conseguirem perceber o nível de avanço que tiveram desde que começaram a dedicação a determinada matéria. Mostrar o quanto aquele esforço de estudar foi transformado em algo positivo para o seu filho é extremamente vantajoso para incentivá-lo a continuar buscando conhecimento e informações, facilitando o desejo de aprender e estudar.

Essas dicas podem ser extremamente importantes para estreitar a relação entre o seu filho, você e os estudos. Achou as abordagens interessantes ou já usa algumas delas no seu dia a dia? Conte para nós nos comentários! Veja também 5 brincadeiras criativas que podem estimular o desenvolvimento do seu filho.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!