A importância do brincar e da aprendizagem ao ar livre

O mundo globalizado, as cidades de concreto e os aparelhos eletrônicos fizeram com que a conexão entre infância e natureza quase desaparecesse. São poucas as pessoas que entendem a importância entre tal relação, o que torna ainda mais raro as crianças estarem expostas a ambientes naturais. Diversas áreas do desenvolvimento infantil são influenciadas pelos contatos que os pequenos têm durante seus primeiros anos de vida. Vamos descobrir um pouco mais sobre isso!

Saúde

O número de doenças e alergias nas crianças vem aumentando a cada dia. É comum na atualidade que o ambiente de brincadeira e aprendizado esteja submetido a locais livres de sujeira. A interação entre criança e natureza traz não somente o aumento dos anticorpos, mas também pode influenciar a saúde física das crianças.

A obesidade infantil é um problema que ganhou espaço com as mudanças de hábitos das crianças e é importante observar de perto tal questão. Sendo assim, em todos os aspectos da saúde, o contato com o ar livre pode ser um grande benefício.

Aprendizagem

Ambientes externos possibilitam uma maior movimentação das crianças. É provado que quanto mais uma pessoa se move nos primeiros anos de idade, maior é o desenvolvimento cognitivo, principalmente no quesito de organização espacial e equilíbrio. Esse contato também proporciona maior aproveitamento do que é aprendido na sala de aula, já que brincadeiras e atividades físicas ajudam a desenvolver o rendimento intelectual.

Estimula a criatividade

A possibilidade de não ter brinquedos prontos faz com que a imaginação das crianças seja ativada e que criem a partir do que é disponível na natureza. É importante permitir que elas encontrem formas de reestruturar suas brincadeiras, e a natureza é uma maneira fácil e divertida para que isso aconteça. A criatividade pode influenciar inclusive o desenvolvimento emocional, fazendo-as serem mais expressivas e bem-humoradas.

Coletividade

As chances de interação entre crianças na natureza são muito maiores do que em uma sala fechada e cercada de aparelhos eletrônicos. Quando a brincadeira é compartilhada, é possível criar laços entre si, resolver desentendimentos e lidar com o respeito e a individualidade de cada um envolvido. O ar livre proporciona o sentimento de coletividade, característica fundamental para a vida adulta.

Autonomia

Como brincar ao ar livre estimula a imaginação individual, ele também pode contribuir para a formação de crianças mais independentes. O convívio com a natureza é um momento de descoberta, de pequenas coisas que instigam a imaginação e a curiosidade dos pequenos, fazendo com que tentem desvendar sozinhos a solução para as dúvidas que tiverem. É necessário deixar que a criança tenha autonomia em sua própria brincadeira.

Além de desenvolver inúmeras áreas de aprendizagem, o contato com o meio ambiente desde cedo deixa as relações mais empáticas e respeitosas. Entenda também como desenhar ajuda a criança a desenvolver suas emoções e sua inteligência.

Matricule seu filho na Ensina Mais Turma da Mônica!

A Ensina Mais Turma da Mônica garante um aprendizado eficiente para seus filhos. Cadastre-se no site e ganhe um desconto especial na matrícula!